sábado, 1 de setembro de 2012

Os Trapalhoes Radioativos (imperialistas, claro...)

Pode ser que o atual governo do Estado Plurinacional (e outros pluris) da Bolívia pense que os governos imperialistas do Brasil e dos EUA, mancomunados (nessa ordem ou em outra) estavam contrabandeando urânio radioativo (sic) para o Chile, e escolheram depositar nas imediações das duas embaixadas em La Paz (talvez para tomar um ar fresco, no meio do caminho), antes de entregar a seu muito suspeito vizinho (sim o mesmo que tomou territórios bolivianos um século atrás e que agora impede o acesso ao mar de sua gloriosa Marinha).
Bem, vamos esperar as investigações cuidadosas da polícia plurinacional....
Paulo Roberto de Almeida
PS.: Grato ao leitor Mello por ter me enviado esta matéria; eu tinha lido algo a respeito anteriormente, envolvendo talvez uma exportação ao Irã, mas achei tão maluca a história que resolvi deixar para trás. Nunca se pode subestimar a capacidade de certos trapalhões de fazer história.

Duas toneladas de urânio são encontradas perto da embaixada do Brasil em La Paz

AFPEm La Paz
O governo da Bolívia informou ter encontrado nesta terça-feira (28) "cerca de duas toneladas de urânio" em um prédio no coração de La Paz, a poucos metros das embaixadas de Brasil e Estados Unidos, e ordenou uma investigação imediata.
Foto 65 de 66 - Policiais bolivianos guardam caminhão contendo urânio encontrado escondido dentro de um apartamento no centro de La Paz, capital da Bolívia. Segundo um porta-voz local, foram descobertas duas toneladas do minério estocadas de forma ilegal. As autoridades não divulgaram a origem ou o destino do urânio Reuters
"São cerca de duas toneladas de material que se usa para a construção de armamento nuclear", disse em entrevista coletiva o vice-ministro do Interior, Jorge Pérez, que dirigiu a operação policial para remover o material "radioativo".
"A informação preliminar aponta para um alto nível de radioatividade, o que vamos determinar com a perícia que se realizará imediatamente", disse Pérez, revelando que o suposto dono do material "foi detido".
O vice-ministro não detalhou como o material foi localizado e para onde a polícia o levou, e se a operação ocorreu com as devidas medidas de segurança radioativa. Também não informou se os vizinhos do local precisarão realizar exames médicos.
O material estava em uma garagem do primeiro andar de um prédio no coração de La Paz, a poucos metros das embaixadas de Brasil e Estados Unidos.
"Nos chama a atenção o manejo de um material deste tipo, prejudicial à saúde, em tal quantidade e no centro da cidade de La Paz", disse Pérez.
As duas toneladas de urânio estavam "em bolsas (plásticas) expostas ao tempo, um material radioativo manipulado de maneira direta e de forma irresponsável, arriscando a vida de pessoas", prosseguiu o funcionário.
Segundo Pérez, o urânio "pode proceder do Brasil ou de outro país vizinho, e provavelmente seguiria para o Chile"

Um comentário:

  1. Talvez essa notícia responda a pergunta feita no post abaixo:

    "(...)Bem mais difícil é saber o que eles (iranianos) querem na Bolívia. Há 140 diplomatas iranianos que oficialmente atuam como assessores comerciais no país, mas o comércio bilateral não passa de alguns poucos milhões de dólares. (…)".

    Vale!

    P.S.: dizemm que no Brasil, lá no extremo norte do país (Amapá); rico em minérios de todo tipo; ouve-se "línguas estranhas"; alguns dizem que trata-se de "farsi"!

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.