domingo, 7 de outubro de 2012

Dialogo entre militares e academicos: um bom comeco


Rio de Janeiro, 05 de outubro de 2012.

ABED e ECEME: diálogo aberto

Na quinta-feira, dia 4 de outubro, o presidente da ABED, Manuel Domingos Neto, visitou a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), onde foi recebido pelo comandante da instituição, general-de-brigada Sérgio José Pereira, e pelo diretor do Instituto Meira Mattos, coronel Richard Fernandez Nunes. A visita foi organizada pela professora Adriana Marques, da ECEME.

No encontro foi debatida a inserção dos Estudos de Defesa e das Ciências Militares no mundo acadêmico brasileiro. O diretor do recém-criado Instituto Meira Mattos apresentou de forma entusiasmada os principais aspectos desta entidade de pesquisa, cuja existência se entrelaça com as preocupações da ECEME relativas à oferta de ensino de pós-graduação devidamente validado pela CAPES. Dentre diversas personalidades civis de destaque que colaboram com este empreendimento está o vice-presidente da ABED, professor Eliezer Rizzo de Oliveira. A secretária-adjunta da ABED, professora Adriana Marques, teve ativo papel na articulação do referido programa de pós-graduação.

O Comandante da ECEME revelou novidades da maior relevância não apenas para os alunos desta entidade de altos estudos militares, mas também para o conjunto de pesquisadores da ABED:  a desclassificação de centenas de monografias defendidas na Escola e a reorganização da Biblioteca da ECEME, que dispõe de acervo de obras raras formado por doações de antigos oficiais do Exército.

O general Sérgio, reconhecendo o papel da ABED quanto ao desenvolvimento dos estudos estratégicos para o país, assegurou ao professor Manuel Domingos que a ECEME estimulará a participação de seus alunos e professores no VII ENABED, que será realizado em Belém-PA, em 2013. O Comandante manifestou ainda desejo de discutir promoções conjuntas, obtendo resposta positiva e entusiástica do presidente da ABED

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.