sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Itamaraty: mortos no cumprimento do dever...

Depois da morte de uma diplomata, no ano passado, agora é uma assistente de chancelaria, vítima das mesmas (péssimas) condições de salubridade em certos postos e de informação e apoio insuficientes por parte do Itamaraty. Abaixo a nota oficial do MRE, e a carta do Sindicato do Itamaraty: 

Ministério das Relações Exteriores
Assessoria de Imprensa do Gabinete

Nota à Imprensa nº 267
9 de novembro de 2012
Falecimento da Assistente de Chancelaria Berenice Ferreira de Araújo
O Ministério das Relações Exteriores recebeu com consternação a notícia do falecimento da Assistente de Chancelaria Berenice Ferreira de Araújo, no último dia 7 de novembro.
Berenice Ferreira de Araújo exerceu seu trabalho com dedicação e comprometimento. Sua passagem é sentida com pesar por seus amigos e colegas.
O Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, manifesta aos familiares de Berenice Ferreira de Araújo suas condolências e a solidariedade de todo o corpo de funcionários do Ministério das Relações Exteriores.
=============

Na tarde do dia 09/11 o Sinditamaraty protocolou carta ao Secretário Geral sobre o falecimento da Assistente de Chancelaria Berenice Ferreira de Araújo, vítima de malária e de febre tifoide, contraída em Malabo.

Segue carta: 

Como é do conhecimento de Vossa Excelência, faleceu em Brasília a Assistente de Chancelaria Berenice Ferreira de Araújo, vítima de malária e de febre tifoide, contraída em Malabo. Neste momento trágico, o SINDITAMARATY questiona o que o Ministério empreendeu, até agora, desde o falecimento da colega Milena Oliveira de Medeiros, do mesmo mal, no mesmo Posto.
Ao que parece, o paliativo encontrado se resumiria ao acréscimo de nota no PPV, em que o funcionário, supostamente, atesta ter tomado conhecimento de que constam, na Intratec, “orientações de saúde para viagens a postos com problemas de endemias” e, ainda, e que deverá procurar médico e buscar apoio.
O SINDITAMARATY, por seu turno, está buscando e encontrando caminhos mais eficazes para apoiar os colegas que aceitam se aventurar por regiões tão adversas. Tão logo concluída a primeira etapa desse processo, o sindicato submeterá o assunto a Vossa Excelência, buscando a necessária parceria do Itamaraty para a implementação de medidas que minimizem as dificuldades que, em menos de um ano, já sacrificaram a  vida de duas colegas.
Neste momento, em que terá de ser reavaliada a estrutura remuneratória no exterior, cabe cogitar a inclusão de itens referentes, por exemplo, à periculosidade e à insalubridade. A esse propósito, o sindicato conta com a sensibilidade de Vossa Excelência, no sentido de permitir que o SINDITAMARATY some esforços em grupo de trabalho que está sendo constituído para essa finalidade.

2 comentários:

  1. Embaixada aberta pelo megalonanico e o falastrão, não?

    ResponderExcluir
  2. Sim, uma das duas ou três dezenas de postos criados em locais insalubres por causa das obsessões do Guia Genial dos Povos.
    Paulo Roberto de Almeida

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.