Congresso é chamado para votar três mil vetos nesta quarta-feira
Parlamentares de estados não produtores de petróleo deram mais um passo, nesta terça-feira (18), para tentar derrubar os vetos da presidente Dilma à lei que distribui os royalties.
A votação do veto da lei dos royalties está marcada para o meio-dia desta quarta. Os líderes da maioria dos partidos assinaram um pedido para votar três mil vetos pendentes de uma só vez. Esse pedido vai ser comunicado na noite desta terça em uma sessão que vai começar no plenário. Assim, vão conseguir cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal para que o veto dos royalties não passe na frente de outros mais antigos.
A decisão do ministro Luiz Fux atendeu a um pedido dos parlamentares do Rio de Janeiro. O veto dos royalties garante que estados produtores de petróleo continuem recebendo fatia maior do dinheiro. A votação desta quarta é uma situação nova. Segundo a presidência do Senado, é a primeira vez que se pretende votar tantos vetos de uma só vez. Pelo regimento, a votação é secreta, com cédula de papel. Os gabinetes já estão recebendo as cédulas, que têm mais de 400 páginas.
A decisão do Ministro Fux foi corretíssima. Agora, a do Sarney em convocar o Congresso para votar hoje mais de 3000 vetos foi a revelação da falta de bom senso e caduquice desta anta que "não larga o osso".
ResponderExcluirTem veto parado há mais de 10 anos ! Eles querem votar em lote, sem comissão ou leitura dos mesmos (vetos).
Isto é um absurdo, de tal maneira, que eles não sabem do que se trata.
É uma agressão à própria democracia, e se não fosse, é uma afronta às regras de matemática, pois é óbvio que eles não terão tempo para isso.
Simplesmente, eu não estou acreditando no que estou vendo...OC