sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Miriam Leitao: Dois pesos e duas medidas na diplomacia brasileira

Miriam Leitão: 'Diplomacia brasileira tem dois pesos e duas medidas'
Bom Dia Brasil, 10/01/2013

A comentarista lembra que, no episódio do impeachment no Paraguai, foi contra a decisão inconstitucional do governo, mas agora apoia o chavismo.

O governo brasileiro já deu sinais de apoio aos chavistas, na Venezuela. Mas olhando para o Mercosul, são dois pesos e duas medidas, pensando no Paraguai. O país, nosso sócio estratégico de energia, foi suspenso do Mercosul por uma decisão liderada pelo Brasil, depois que o vice-presidente assumiu o governo e depôs o presidente com um rito sumário. O Brasil disse que ele não teve direito de defesa, e que isso é antidemocrático. É verdade.
Mas o que está acontecendo na Venezuela é que eles não estão respeitando a letra da lei. Está óbvio o que está escrito. Engraçado que um chavista, o Diosdado Cabello, presidente da Assembleia, que seria presidente. Mas eles resolveram, por uma conveniência do chavismo e briga entre os grupos chavistas. Isso fere a Constituição, que prevê outra saída. Como Nicolas Maduro não foi eleito, mas escolhido por Chávez, ele tem menos legitimidade ainda.
O Brasil apoia qualquer coisa que a Venezuela faça, e chama de democrático, mas trata o Paraguai dessa forma, liderando politicamente a decisão e sem reconhecer a decisão da Corte do Paraguai. No caso da Venezuela, o Brasil reconhece. Dois pesos e duas medidas na diplomacia brasileira.

2 comentários:

  1. Eu, brasileira, e meu marido, paraguaio, estamos acompanhando de perto o desenrolar da politica venezuelana, principalmente como o Mercosul reage as "picotacoes" do governo bolivariano de Chavez a Constituicao Venezuelana. Meu marido ficou horrorizado com o comportamento do Mercosul, jogando o Paraguai de lado e abracando a Venezuela no grupo nove meses atras. O Congresso paraguaio agiu de acordo com a constituicao em desbancar o Lugo do poder. Pra completar o circo, o governo do lider da America do Sul, Dilma vai de novo pisar da bola em relacao as Relacoes Exteriores, aceitando a palhacada do governo venezulano que estah assassinando a propria constituicao que Chavez criou.
    O Mercusul tem que ter vergonha na cara e expulsar a Venezuela.
    Alias, esta sendo interessante ver um pais estah sendo governado a distancia pois todo o time venezuelano aparentemente se mudou pra Cuba indefenitivamente.
    Somos um tanto quanto imparcial pois residimos nos Estados Unidos e nao sentimos os problemas na propria pele.
    Ando postando estes tipos de comentarios no Terra, Estadao, Veja nas ultimas semanas.

    ResponderExcluir
  2. JOB FERREIRA DA CUNHA15/01/2013, 10:21

    NA MAIORIA DAS VEZES , SINTO VERGONHA DE SER BRASILEIRO ...UMA FRASE DO GENERALISSIMO FRANCÊS , DEFINE EXATAMENTE O BRASIL - O BRASIL NÃO È UM PAÍS SÉRIO .....

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.