Neste link: http://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/176537
Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
quarta-feira, 22 de maio de 2013
A Constituicao antieconomica do Brasil - Paulo Roberto de Almeida
Neste link: http://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/176537
Um comentário:
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.
Olá, Paulo.
ResponderExcluirO comentário (meio longo) que farei abaixo está fora do tópico. Caso queira, descarte.
Depois de me aposentar no TRE-Jaboticaba e vir morar em Floripa, decidi prestar concurso para professor de História/História Antiga e Medieval, na UFSC.
Minha formação correspondia aos pre-requisitos exigidos para o certame, é claro. Mas o surpreendente - no sentido negativo do termo - foi o tema de um dos dois tópicos sorteados para a prova escrita. Era ele: "Vida doméstica, relações de gênero e sexualidade no mundo antigo".
É claro que quando vi esse tópico na lista dos 17 listados, eu achei ridículo. Mas quando ele foi sorteado, eu não me contive e abri a minha prova escrita com o seguinte comentário: já imaginaram Sócrates, ou um alto funcionário do Egito Antigo ou mesmo um centurião romano discutindo a relação com sua querida companheira helênica, egípcia ou romana?
É inacreditável: aplicam-se conceitos do séc. XIX (sexualidade é um conceito freudiano, como todo mundo civilizado sabe) ou do ideológico e literário século XX (relações de gênero) numa prova para professores de História Antiga e Medieval.
E, aliás, apesar de se tratar de professor de História Antiga e Medieval, todos os 17 tópicos versaram sobre História Antiga (ou, como você pode comprovar, sobre um arremedo medonho e pós-moderno de História Antiga).
Esta é a universidade federal brasileira, na modalidade "Ciências Humanas" que se vê hoje.
O resultado da prova escrita sai amanhã. Seja ele qual for, eu me considero uma lamentável perdedora.
O Brasil é um país de miercoles.