terça-feira, 11 de junho de 2013

A Lei de Say e o socialismo bolivariano: modo comico de producao... e de explicacao

Jean-Baptiste Say formulou, uma vez, a hipótese de que a oferta cria a sua própria demanda, querendo com isso dizer qie, no longo prazo, producao e consumo se equiparam. Ele desfez por completo, portanto, e 50 anos antes, a balela ridicula de Marx de que o capitalismo gera crises de "superprodução", uma bobagem que alguns igorantes em economia continuam a repetir ainda hoje.
Pois bem, nossos vizinhos bolivarianos, assim como nossos keynesianos de botequim, continuam acreditando na inversao de uma suposta Lei de Say (o que ele nunca afirmou) pelo mesmo profeta adorado, segundo a qual a demanda criaria sua própria oferta. Foi o que tentaram fazer no Brasil e deram com os burros n'ágya, como seria inevitável. Só produziram inflação.
Os bolivarianos fizeram pior: criaram uma tal de psicose comercial, e incitam o povo a ser mais racional. Nesse caso, só com libreta de abastecimento cubana, mas onde o mês tem só 13 dias...
Paulo Roberto de Almeida

Maduro señaló que se registra un consumo 30% por encima de lo normal

El mandatario reiteró que existe un sobrecalentamiento y llamó a la población a hacer un consumo racional.

imageRotate
Maduro aseguró que la gente consume más porque tiene recursos EL UNIVERSAL, martes 11 de junio de 2013  10:12 AM
Caracas.- El Presidente Nicolás Maduro aseguró anoche que se registra un 30% de consumo por encima de lo normal y que la economía está sometida a una campaña de "psicosis comercial".

"Ha habido un 30% más de consumo que en tiempos regulares de los meses anteriores. ¿Por qué? Por dos razones: hay un sobrecalentamiento porque la gente tiene recursos y la otra por la campaña (de escasez)", dijo el mandatario, al tiempo que agregó que no existe una economia en el mundo "que resista un ataque especulativo de psicosis comercial".

Hizo un llamado a la población a hacer un consumo racional. "Tomemos conciencia de esta guerra y hagamos un consumo racional de todos estos productos", señaló.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.