terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ideologia versus conhecimento - Orlando Tambosi

Ideologia versus conhecimento
Já que tratei de ideologia no post anterior, aí vai, requentado, o que escrevi há alguns anos neste blog :
Parto de uma afirmação peremptória: ideologia não é conhecimento. Este último é necessariamente verdadeiro, ou não é conhecimento. Tanto assim que não existe conhecimento falso: existem falsas versões, falsas visões ou concepções, que muitas vezes tomamos equivocadamente por conhecimento.

Conhecimento e verdade estão inextricavelmente ligados. Como nem sempre podemos saber se aquilo que julgamos conhecer é de fato verdadeiro, muito dos nossos "conhecimentos" não são efetivamente conhecimento. Podemos viver num mundo de opiniões, versões fantasiosas, ideologias etc. Resumindo: conhecer é ter representação verdadeira da realidade - algo dispensável, dado o relativismo reinante, exatamente em favor das ilusões ideológicas.

Diferentemente do conhecimento, ideologia não implica verdade. Para simplificar: ideologia é um conjunto de ideias (políticas, sociais, religiosas etc.) mais ou menos coerentes, não necessariamente verdadeiras, sobre a sociedade e o mundo.

O século XX foi considerado o século das ideologias. O que deixou? O fascismo, o nazismo, o comunismo - que, felizmente, parecem ter morrido com o próprio século, apesar das recidivas latino-americanas.

O que resta? A defesa da democracia e das liberdades, aonde quer que seja. Só com democracia e liberdade o conhecimento avança.

Um comentário:

  1. Isaiah Berlin reforça: "Few new truths have ever won their way against the resistance of established ideas save by being overstated".

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.