terça-feira, 27 de agosto de 2013

Itamaraty: esvaziamento na gestao Dilma - Dawisson Lopes

DAWISSON BELÉM LOPES
ESPECIAL PARA A FOLHA, 27/08/2013 - 03h45

Sem adentrar o mérito humanitário ou jurídico do resgate do senador boliviano, fato é que a operação (aparentemente, não autorizada pela cúpula do Itamaraty ou pelo Planalto) causou mal estar entre os homens da corporação diplomática nacional.
O cerne do problema está no que a ação desvelou: o deficit de liderança na Casa de Rio Branco.
Diplomatas são também conhecidos como "os militares de terno e gravata", tal é o apreço que demonstram por hierarquias e cadeias de comando.
Quando a orientação da chefia não é seguida à risca, fabrica-se a fórceps a obediência. Basta lembrar a circular postal emitida, em 2001, pelo então ministro Celso Lafer, que proibia posicionamentos públicos de membros do serviço exterior sem o prévio assentimento do ministério.
Já no governo de Lula, foram publicadas pelo Itamaraty cartilhas que descreviam a posição do Brasil em relação a um rosário de temas, a fim de uniformizar as falas e as ações.
Essa carência de liderança institucional repercutia em diversos níveis. Havia arestas no relacionamento entre a presidente da República e o seu ministro do Exterior, do que foi consequência do achatamento político do Itamaraty. Daí decorreu, por exemplo, o contingenciamento das verbas ministeriais e a dificuldade para realizar, em 2013, o concurso anual para admissão de novos diplomatas.
E o dilema não se restringiu à articulação da chancelaria com a chefia do Executivo. Reportaram-se também sérios equívocos de gestão e cálculo político no Ministério das Relações Exteriores.
O acatamento relutante da Lei de Acesso à Informação, a revelação dos supersalários de servidores lotados no estrangeiro, os recentes escândalos de assédio sexual e moral e a denúncia sobre "funcionários fantasmas" no interior da corporação compuseram quadro que, decididamente, não era abonador para Patriota.
Não por acaso, propostas oficiais para o esvaziamento de competências do Itamaraty têm tramitado. Fala-se em Brasília, por exemplo, da possível criação de uma agência governamental com habilitação exclusiva para coordenar o comércio internacional do Brasil e da provável desvinculação entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Itamaraty.
Como no conto de Andersen, o caso do senador boliviano refugiado no Brasil trouxe à baila uma verdade inconveniente -mas que, a rigor, todos já conheciam. Não será exagero dizer que a ocasião fez a insubordinação.


DAWISSON BELÉM LOPES é professor de política internacional e comparada da UFMG e autor de "Política externa e democracia no Brasil" (Ed. Unesp, 2013)

5 comentários:

  1. Na "Divina Comédia" de Dilma; a embaixada do Brasil, em La Paz, é o "Purgatório":"(...)Asseguro a vocês: é tão distante o DOI-CODI da embaixada brasileira lá em La Paz, como é distante o céu do inferno. Literalmente isso”.

    http://blog.planalto.gov.br/dilma-um-governo-nao-negocia-vidas-o-governo-age-para-proteger-a-vida/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=dilma-um-governo-nao-negocia-vidas-o-governo-age-para-proteger-a-vida

    No original é no "Purgatório" que Dante e Vírgílio encontram-se com Catão de Útica; o estrênuo defensor da liberdade, aquele que em Útica cometera suicídio por não suportar que a Roma republicana sucumbisse:

    "(...)A liberdade anela, que é tão cara:
    Sabe o bem quem por ela a vida expele,

    Por ela a morte não te há sido amara

    Em Útica, onde a veste foi deixada,

    Que em Juízo há-de ser luz tão clara."

    *Dante Alighieri, in:"Incipt Commedia", "Purgatorium",v. 24-25.

    "Requiem" ao Senhor Ministro!

    Vale!

    ResponderExcluir
  2. http://www.defesa.gov.br/index.php/ultimas-noticias/8785-27-08-2013-defesa-nota-a-imprensa-atuacao-de-fuzileiros-navais-na-embaixada-brasileira-na-bolivia

    Vale!

    ResponderExcluir
  3. http://www.valor.com.br/internacional/3247764/demissao-de-patriota-foi-momento-baixo-da-diplomacia-diz-ricupero?utm_source=newsletter_tarde&utm_medium=27082013&utm_term=demissao+de+patriota+foi+momento+baixo+da+diplomacia+diz+ricupero&utm_campaign=informativo&NewsNid=3247462

    Vale!

    ResponderExcluir
  4. http://www.defesa.gov.br/index.php/ultimas-noticias/8785-27-08-2013-defesa-nota-a-imprensa-atuacao-de-fuzileiros-navais-na-embaixada-brasileira-na-bolivia

    Vale!

    ResponderExcluir
  5. http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,antonio-o-breve,1042847,0.htm

    Vale!

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.