quinta-feira, 5 de setembro de 2013

G-20 de Sao Petersburgo: Brasil e Argentina querem comércio fora de sua pauta

Brasil e Argentina querem comércio fora da pauta do G-20

Fernando Nakagawa, enviado especial da Agência Estado, 05/09/2013

Segundo um dos diplomatas que participaram do debate, os dois países entendem que a melhor instância para qualquer decisão a respeito desse assunto é a OMC e não o G-20

SÃO PETERSBURGO, RÚSSIA - Brasil e Argentina debateram a recusa à renovação do acordo chamado Stand Still - iniciativa do G-20 para tentar barrar a adoção de medidas protecionistas - ao longo dos últimos meses. Segundo um dos diplomatas que participaram do debate, os dois países entendem que a melhor instância para qualquer decisão a respeito desse assunto é a Organização Mundial do Comércio (OMC) e não o G-20.
Diplomata da área de comércio exterior e que participou das conversas entre os dois países disse ao Broadcast que Brasil e Argentina "entendem que o G-20 não é o ambiente mais adequado" para debater o comércio exterior mundial. Por isso, explica, os dois países anunciaram ontem que são contrários à prorrogação do acordo em que grandes economias se comprometiam a não elevar alíquotas de importação e adotar outras medidas protecionistas.
"Os países querem deixar claro que a instância mais adequada para esse tema é a OMC. Não é o G-20", disse o diplomata. Nos últimos anos, a Argentina ficou conhecida internacionalmente pelas medidas protecionistas que dificultam enormemente a entrada de produtos estrangeiros ao país. Até livros e outras publicações foram alvo de medidas do governo Cristina Kirchner. No Brasil, alguns segmentos de importados foram duramente afetados durante a crise para incentivar a indústria nacional, como os automóveis.
Com o voto contrário dos dois países sul-americanos, não deve ser renovado o acordo costurado inicialmente em 2008 como uma maneira de impedir o estreitamento do comércio internacional diante de uma economia global em crise. A proposta rejeitada por brasileiros e argentinos queria estender o acordo até 2016.

3 comentários:

  1. --Caro professor,

    o jornalista Políbio nasceu em Blumenau SC, e ...

    http://www.coletiva.net/site/perfil_detalhe.php?idPerfil=153

    ResponderExcluir
  2. http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/09/1337098-novo-embaixador-em-angola-e-ex-deputado-com-2-condenacoes.shtml

    Vale!

    ResponderExcluir
  3. http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/concessao-de-agrement-ao-embaixador-do-brasil-em-angola

    Vale!

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.