quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A derrocada final da Venezuela - Bernardo Santoro

A derrocada final da Venezuela
BERNARDO SANTORO*
Instituto Liberal, 12/11/2013

A notícia de hoje do Estadão sobre os novos passos da Venezuela rumo ao socialismo são assustadores. Agora o Presidente promete acirrar o controle de preços com a criação de um limite de lucros, além de aumentar a fiscalização desse controle.
Interessante notar que a disparada de preços só ocorre porque o governo venezuelano está tomando todas as medidas para aumentar a pressão inflacionária: expansão da moeda, altos gastos públicos, protecionismo, contratação de servidores, e daí por diante.

Com isso, o setor privado simplesmente não tem como manter os preços dos produtos, reajustando a alta forçada pelo governo, que depois diz que a culpa é dos empresários, que correm o risco até de serem presos.
A próxima etapa é aprovação de uma lei que dá plenos poderes ao Presidente venezuelano para dispor da economia como bem entender. Pelos cálculos do governo, falta um voto no Congresso, e já há um plano para cassar uma dissidente bolivariana que despertou dessa loucura. Sua suplente seria fiel ao Maduro e sua cassação resultaria na aprovação dessa lei autoritária.
Um regime tão anti-democrático, na fronteira do Brasil, pode trazer consequência geopolíticas muito ruins para toda a América Latina.


*DIRETOR DO INSTITUTO LIBERAL

2 comentários:

  1. Eduardo R., Rio19/11/2013, 00:43

    "Preço justo, ganância e a estupidez dos socialistas", de Rodrigo Constantino.
    http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/economia/preco-justo-ganancia-e-a-estupidez-dos-socialistas/

    ResponderExcluir
  2. Eduardo R., Rio20/11/2013, 01:26

    "A espiral decadente da Venezuela", de Steve Hanke.
    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1740

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.