Armínio Fraga foi cotado para comandar o Banco Central americano
Ex-presidente do BC brasileiro durante o governo de FHC foi citado pelo ex-secretário do Tesouro americano como 'confiável e competente'
Timothy Geithner, ex-secretário do Tesouro americano e atual presidente do Warburg Pincus (um fundo de compra de participações empresariais), sugeriu ao presidente Barack Obama o nome do brasileiro Armínio Fraga para presidir o Federal Reserve, o banco central americano. O cargo é ocupado desde fevereiro deste ano por Janet Yellen, a primeira mulher a assumir o posto.
Fraga, que presidiu o Banco Central brasileiro durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e atua como conselheiro econômico do candidato tucano à presidência, Aécio Neves, é mencionado no livro de memórias de Geithner (lançado na última segunda-feira, 12, nos EUA) Stress Test – Reflexões sobre Crises Financeiras, como “confiável e competente”. Na publicação, o ex-secretário recorda a crise financeira global de 1998, que levou à desvalorização do real, após um período de paridade com o dólar.
“Após abandonar uma tentativa inicial de se manter a paridade do real com o dólar, uma brilhante liderança econômica no Brasil conseguiu dar a volta por cima em poucos meses”, relata. Timothy Geithner fez questão de citar a dupla cidadania de Armínio Fraga: “O então presidente de Banco Central brasileiro, Armínio Fraga, que também tem cidadania americana, foi tão notável que mais tarde eu o mencionei para o presidente Obama como um potencial presidente do Fed”.
O livro tem 580 páginas e analisa, logo no início, a crise dos anos 1990 no país, além de detalhar o efeito tequila no México, a crise russa e a do Sudeste Asiático. Porém, em sua maior parte, trata da crise de 2008 e do polêmico resgate aos bancos depois do colapso do Lehman Brothers. Na ocasião, Geithner era presidente da divisão do Fed em Nova York.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.