sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Estado como principal fora-da-lei: depois de 27 anos, nenhuma justicapode ser justa

STJ condena União a pagar indenização bilionária à Vasp
Em 2009, valor era de US$ 1,6 bilhão, mas com correção cifra deve dobrar
POR CAROLINA BRÍGIDO / O GLOBO
18/09/2014 19:04 / ATUALIZADO 18/09/2014 19:28

BRASÍLIA - A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou a União a pagar indenização à Vasp por prejuízos provocados pelo congelamento das tarifas durante o Plano Cruzado, nas décadas de 1980 e 1990. O valor a ser pago ainda não foi calculado. Em 2009, o valor era de 1,6 bilhão. Com a correção monetária, a cifra deve dobrar. Os recursos serão incorporados à massa falida da companhia.
A decisão foi tomada no julgamento de um recurso da companhia aérea contra decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, que não reconheceu o pagamento. Agora, a União pode recorrer ao próprio STJ e, em caso de nova derrota, ao Supremo Tribunal Federal (STF). No Supremo, a probabilidade é de vitória para a companhia aérea. Isso porque, em março deste ano, o tribunal condenou a União a indenizar a Varig pelo mesmo motivo.
O julgamento da Vasp no STJ começou em maio deste ano, mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro Benedito Gonçalves. Nesta quinta-feira, o ministro votou contra a União. A decisão foi tomada por três votos a dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.