domingo, 26 de outubro de 2014

Brasil 2014: uma pesquisa restrita, uma amostra significativa

Um amigo e colega de carreira fezuma consulta particular, uma mini-pesquisa eleitoral entre amigos. Recebeu poucas respostas, mas ficou frustrado sobretudo pelos "resultados" tabulados. 
Ele escreveu o que segue, em itálico. Mais abaixo o que eu lhe respondi. 
Paulo Roberto de Almeida 

Date: 2014-10-26 10:13 GMT+06:30
Subject: Resultado
To: Xxxxx


Amigos,
Começo falido como pesquisador de opinião. Apenas 9 amigos responderam.
 
O resultado é difícil de aceitar. 
 
Aécio: 2
Dilma: 7

O curioso é que dos sete que acreditam que Dilma vai ganhar, quatro lamentam isso profundamente. Apenas um(a) d(a)os outr(a)os três deixou claro achar que é isso que quer.

Eu próprio acredito que o Aécio vá ganhar. E não é (apenas) wishful thinking.
Abraços
[Nome]

[Nome], meu caro. Sua consulta não falhou. Ela oferece provavelmente um retrato em micro da sociedade brasileira atual, o que não deixa de ser preocupante, pelos resultados obtidos. Estaríamos condenados ao mesmo tipo de decadência que já vitimou outras sociedades em outras épocas e que ainda atinge a Argentina, por exemplo? Provavelmente sim, ainda que por outras vias e com outras características. E ouso afirmar isto mesmo na hipótese, talvez duvidosa, de vitória do Aécio. Nossas tendências estruturais, infelizmente, são fascistas, em sua essência, e isso significa o recuo da inteligência, simplesmente. 
Estou fazendo uma constatação, não expressando meu sentimento. Este é de apenas tristeza e também de consternação. 
O abraco do 
------------------------
Sent from my iPhone
Paulo R. de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.