terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Boletim Mundorama, etc., etc., etc... - felicidades e feliz ano novo... (Draft de 29/12/2014)

Meus cumprimentos ao Prof. Antonio Carlos Lessa, e a todos os "trabalhadores manuais" (no caso, digitais), que colaboram e promivem esse belo instrumento que é Mundorama, bem como meu sincero recinhecimento pela excelência das realizações em todos os demais programas e projetos associados, especialmente a RBPI, o boletim Meridiano 47, e demais iniciativas. Excelente 2015, e mais além, para todos esse magníficos produtos acadêmicos.
Paulo Roberto de Almeida
PS.: Descobri que meu blog está com um número enorme de "drafts", ou seja postagens que eu estava preparando e que por uma ou outra razão (geralmente dormi em cima do teclado) acabaram ficando sem publicação; vou tentar publicar agora o que ainda pode ser publicado, de aproveitável, o resto eu descarto)
(Draft de 29/12/2014)
 Boletim Mundorama, foi criado em agosto de 2007 como uma atividade de divulgação científica do projeto integrado de pesquisa “Parcerias Estratégicas do Brasil: as experiências em curso e a construção do conceito”, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Brasília e de diversas outras instituições brasileiras e estrangeiras entre 2007 e 2012, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Ele é o herdeiro direto do projeto RelNet – Rede Brasileiro de Relações Internacionais, que foi estabelecido em 1997, quando a internet mal era utilizada nas universidades brasileiras, as conexões eram discadas e o Google ainda nem existia.
A partir de 2012, o Boletim Mundorama (o seu nome de batismo era Mundorama – Iniciativa de Divulgação Científica em Relações Internacionais) passou a ser uma atividade permanente do Centro de Estudos sobre as Relações Internacionais do Brasil Contemporâneo, um dos laboratórios do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília.
Ao longo da sua trajetória o Boletim se constituiu como uma alternativa importante e prestigiada para a veiculação de artigos breves de análise de conjuntura, resenhas de livros e notícias de eventos, que se somam à indexação de revistas científicas da área e a publicação de séries documentais. Nesse último campo de ação, especificamente, temos atuado para preservar o acesso a publicações importantes da área, fazendo um trabalho de indexação constante das edições publicadas (são os casos da  Revista Brasileira de Política Internacional,Revista Contexto Internacional e do Boletim Meridiano 47), ou para revistas e séries documentais extintas ou paralisadas atualmente (como a Revista Cena Internacional, o Boletim Via Mundi, a Resenha da Política Exterior do Brasil e séries de livros, teses de doutorado e dissertações de mestrado).
Temos privilegiado a publicação de artigos de opinião de pesquisadores da área, que se dirigem a uma audiência cativa e influente, em ascensão ano após ano.
Em 2014 o site do projeto atingiu a marca de 376.102 visualizações, o ponto alto de uma evolução consistente, como se observa no gráfico abaixo:
Em seus pouco mais de sete anos de existência, foram publicados em Mundorama, 3.965 artigos, de natureza diversa, incluindo documentos e fichas de indexação.  Somente em 2014, foram publicados 306 artigos. Alguns textos são extraordinariamente populares e demandados – a tabela abaixo lista os 10 documentos mais acessados em 2014, alguns dos quais nem mesmo foram publicados neste ano:
Título
Visualizações
1Brasil, Manifestações Populares e Grandes Eventos: Questões de (In)Segurança e Imagem Internacional, por Bernardo Wahl G. de Araújo Jorge16.784
2O Atual Conflito no Sudão do Sul: Conflito Étnico ou Sintoma dos Problemas estruturais do SPLM/A?, por Paulo Gilberto Fagundes Visentini e Livi Gerbase4.809
3O “Fim da História”, de Fukuyama, vinte anos depois: o que ficou?, por Paulo Roberto de Almeida4.382
4O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional, por Viviane Brunelly Araújo Tavares.4.181
5Resenha de “Por Que as Nações Fracassam: as Origens do Poder, da Prosperidade e da Pobreza”, de Daron Acemoglu e James Robinson, por Gustavo Resende Mendonça3.564
6Resenha de “Tempos Líquidos”, de autoria de Zygmunt Bauman, por Márcio Pereira Basílio3.550
7A espionagem norte-americana no Brasil e a hegemonia dos Estados Unidos, por Joana Soares3.446
8China e Índia: Perspectivas Acerca da Grande Corrida Econômica Asiática, por Gustavo Resende Mendonça2.718
9Análise das relações entre Cuba e EUA (1961-2011), por Pedro Ernesto Fagundes2.439
10Integração Regional da África – a saída para o desenvolvimento do continente, por João Bosco Monte2.435
A origem das visualizações é diversa, e bastante fragmentada. Obviamente, a grande parte dos leitores do Boletim vem do Brasil, mas Mundorama chegou a ter leitores em 132 países. O site do Boletim tem 4.308 seguidores, dos quais 1.788 recebem os artigos por e-mail ou acessando o canal agregador (feed) e sua página no Google+, 890 seguem o seu perfil no Twitter e 1.630 seguem a sua fan page no Facebook. Abaixo, são listados os países de origem do fluxo de seguidores:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.