quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Bolivia-Petrobras 2006: um caso de traição à pátria?

Registrando para a História:

Bolivia-Petrobras 2006: um caso de traição à pátria?

Segundo transparece de algumas informações veiculadas recentemente por alguns órgãos da imprensa -- e aparentemente confirmadas ou não desmentidas pelo principal interessado -- o ex-presidente Lula teria sido alertado previamente pelo presidente Evo Morales da intenção deste último de nacionalizar os recursos petrolíferos da Bolívia e de expropriar a Petrobras. Parece que deu seu acordo, ou não interpôs objeção. 
O fato é que a Bolívia rasgou o tratado bilateral e os acordos de governo a companhia com a Petrobras e simplesmente expropriou, manu militari, os ativos da companhia, atuando de maneira unilateral aos princípios do direito internacional e as regras de boa conduta no plano diplomático.
Ora, o governo brasileiro, subserviente, não só não protestou contra a truculência e o desrespeito, como emitiu uma nota --pela Presidência, não pelo Itamaraty -- apoiando as medidas unilaterais e defendendo a soberania....da Bolívia!!!
Isso para mim se chama traição à pátria.

Paulo Roberto de Almeida 
Hartford, 14/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.