sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Stalin, Kruschev e o início da derrocada do comunismo mundial

Um pouco tarde, mas importante a lembrança. Recomendo a leitura do livro de Osvaldo Peralva, O Retrato. Tem muitos defeitos, mas faz um retrato, efetivamente, do nosso stalinismo, a cargo daquele grande idiota do Prestes.


NESTA DATA 

Começa o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética

No dia 14 de fevereiro de 1956, teve início o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética onde Nikita Kruschev apresentou um relatório sobre os abusos da Era Stalin

Começa o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética
Nikita Kruschev (esquerda) foi um dos colaboradores íntimos do ex-líder soviético Stalin (direita) desde a década de trinta (Reprodução/Wikimedia Comons)

No XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), o então secretário do partido, Nikita Kruschev, apresentou para os delegados soviéticos e alguns poucos representantes dos partidos das “democracias populares” um relatório sobre a Era Stalin, que também ficou conhecido como Discurso Secreto.
Kruschev foi um dos colaboradores íntimos do ex-líder soviético desde a década de 1930. No Congresso, que teve inicio no dia 14 de fevereiro de 1956, o antigo colaborador denunciou o culto à personalidade de Stalin, que havia morrido há três anos.
No documento, Kruschev acusou Stalin pelo uso indevido e indiscriminado de violência, por execuções e por fraudes judiciais, desconstruindo a imagem de herói que a propaganda oficial do governo soviético divulgava desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Apesar das críticas, Kruschev reconheceu que Stalin prestou grandes serviços ao Partido Comunista da União Soviética e à classe operária, e pediu que as questões ali discutidas não fossem divulgadas à imprensa. Porém, pouco tempo após o discurso, a imprensa ocidental já sabia da notícia e divulgou partes do documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.