quinta-feira, 25 de junho de 2020

A Sobrevivência da Humanidade, Erich Fromm (1961): minha primeira resenha publicada

Minha primeira resenha publicada, infelizmente perdida...


May Man Prevail? An inquiry to the Facts and Fictions of Foreign Policy
By Erich Fromm (1961)
Amid the uncertainty of the early 1960s, many feared imminent nuclear destruction. Drawing on this Cold War case study, a celebrated philosopher examines how paranoid thinking can dangerously influence public policy.

Este livro constituiu a minha primeira resenha publicada, na edição brasileira: A Sobrevivência da Humanidade (tradução de Waltensir Dutra; Rio de Janeiro: Zahar editores, 1961). Saiu no jornalzinho do Diretório Acadêmico que passamos a publicar, assim que conquistamos a representação estudantil no Colégio Estadual Ministro Costa Manso, no bairro do Itaim-Bibi, em São Paulo, em 1965. Infelizmente, nunca guardei cópia da resenha (que saiu publicada em mimeógrafo, algo que os mais jovens nunca encontraram na vida). Lembro-me apenas que mesmo convertido ao marxismo desde algum tempo, nunca fui pró-soviético, e credito a este livro minha precoce adesão a uma versão libertária do socialismo, mais pela vertente humanista (que era a de Erich Fromm), do que na versão stalinista-soviética.


Para que os meus leitores tenham uma ideia precisa da natureza e do conteúdo do livro, transcrevo o link para uma excelente resenha, de autoria de Friedrich Meier: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.