terça-feira, 4 de agosto de 2020

Economia Política: disciplina no Uniceub - Paulo Roberto de de Almeida

Programa e Calendário da Disciplina Economia Política

O Brasil na economia mundial, do século XIX ao século XXI 

 

UniCEUB – Centro Universitário de Brasília

Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais

Curso: Mestrado em Direito

Disciplina: Economia Política

Docente: Prof. Dr. Paulo Roberto de Almeida

 

 

EMENTA:

A disciplina Economia Política, no quadro da concentração em Direito e Políticas Públicas do Mestrado em Direito, tem por objetivo aprofundar o conhecimento dos mestrandos sobre os grandes conceitos e instrumentos da análise e da prática econômica, com referências à experiência brasileira de desenvolvimento ao longo dos últimos dois séculos e ao contexto internacional. O programa abordará, assim, o desenvolvimento da economia mundial e do Brasil no século XIX, os grandes problemas de crises e ruptura da interdependência global na primeira metade do século XX, e finalmente o processo de retomada da globalização a partir do final desse século e início do XXI, com discussão das políticas macroeconômicas e setoriais adotadas em cada período. Será adotado, portanto, um enfoque analítico-histórico.

Serão discutidos os conceitos e realidades relativas aos principais agregados econômicos e monetários, as políticas macroeconômicas e setoriais, ademais dos temas financeiros e de balanço de pagamentos. Para cada um dos pontos destacados para desenvolvimento analítico serão dados exemplos retirados da evolução econômica mundial e brasileira: investimentos, comércio, finanças, mão de obra, inovação tecnológica.

 

 

Calendário e Programa das aulas:

Data

Conteúdo da Matéria

17/08/2020

Primeira parte: A economia mundial e a do Brasil no século XIX

1. A economia mundial no decorrer do século XIX até 1913

Causas do crescimento da economia mundial no século XIX: a revolução industrial; progresso tecnológico; acumulação de capital; crescimento da população mundial; suprimento de recursos naturais; expansão da renda real; aumento da liberdade econômica; crescimento do comércio internacional.

24/08/2020

2. A economia brasileira no início do século XIX

Situação econômica do Brasil no final do século XVIII; transformações advindas da transferência da corte; comércio exterior do Brasil com a abertura dos portos; a preeminência inglesa e as mudanças vindas com a independência.

31/08/2020

3. Movimentos de capitais e investimentos estrangeiros: o caso do Brasil

Dependência financeira; determinantes do investimento estrangeiro; dívida externa e acumulação de capital; consequências econômicas do capital estrangeiro.

14/09/2020

4. Mão-de-obra, movimentos de populações e migrações internacionais

O escravismo no Brasil; migrações internacionais; imigração no Brasil; efeitos sobre o desenvolvimento do país.

21/09/2020

5. Políticas comerciais no século XIX e comércio internacional do Brasil

Políticas comerciais e seus efeitos práticos nos principais países. Do mercantilismo ao livre comércio; retorno ao protecionismo no mundo e resiliência do protecionismo no Brasil; consequências econômicas da proteção.

28/09/2020

Segunda parte: A destruição da economia mundial na primeira metade do século XX

6. A destruição do mundo econômico do século XIX

Consequências econômicas da Grande Guerra; efeitos no Brasil.

05/10/2020

7. A grande divisão política da economia mundial: capitalismo e socialismo

Geografia econômica da era contemporânea: as economias coletivistas e a volatilidade das economias capitalistas; efeitos no Brasil.

19/10/2020

8. A reconstrução tentativa sob a Liga das Nações: o primeiro multilateralismo

Restauração frustrada do padrão ouro; ascensão do protecionismo; crises e depressões; O Brasil na economia mundial do entre guerras.

26/10/2020

9. O colapso da economia mundial nos anos 1930: a Segunda Guerra Mundial

A Grande Depressão e seus efeitos devastadores nos países avançados. Efeitos sobre o Brasil; padrões de comércio; primeiros exercícios de controles de preços e de comércio de matérias primas; os primeiros esquemas de cooperação regional: integração incipiente.

09/11/2020

Terceira parte: A reconstrução da economia mundial na segunda metade do século XX

10. A nova ordem econômica mundial a partir de Bretton Woods

Moeda (FMI), Finanças (Banco Mundial) e Comércio (Gatt); participação do Brasil no novo ordenamento econômico mundial.

16/11/2020

11. O crescimento da economia mundial no pós guerra

Os “trinta gloriosos” anos de prosperidade: comércio, investimentos, movimentos de população, movimentos de capitais.

23/11/2020

12. A grande divisão do mundo: países capitalistas, socialistas e subdesenvolvidos

Estrutura e padrões na economia mundial dos anos 1950 aos 80; o crescimento da periferia; a industrialização do Brasil

30/11/2020

13. O Gatt e as políticas comerciais sob o sistema multilateral de comércio; movimentos de capitais

Características do novo sistema; a participação do Brasil; Papel do FMI, do Banco Mundial e dos investimentos diretos na nova economia; o Brasil e os capitais estrangeiros.

07/12/2020

14. Desenvolvimento da economia mundial e do Brasil

Crise e implosão das economias socialistas: Ineficiência econômica, crises políticas, esclerose precoce; declínio e inviabilidade das economias socialistas. Crises financeiras na era contemporânea; Liberalização e reformas depois da crise da dívida externa brasileira.

14/12/2020

15. O Brasil na economia mundial, do século XIX ao XXI

Síntese do desenvolvimento brasileiro e inserção na economia mundial.

 

 

BIBLIOGRAFIA:

 

Ahamed, Liaquat. Lords of Finance: the bankers who broke the worldLondon: Penguin, 2009; ed. br.: Os donos do dinheiro: os banqueiros que quebraram o mundo. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

Almeida, Paulo Roberto de. Relações internacionais e política externa do Brasil: a diplomacia brasileira no contexto da globalização. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

_______ . Formação da Diplomacia Econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais no ImpérioBrasília: Funag, 2017, 2 vols; (link: http://funag.gov.br/biblioteca/index.php?route=product/search&search=Paulo%20Roberto%20de%20Almeida).

Arrighi, Giovanni. O longo século XX: dinheiro, poder e as origens de nosso tempo. Rio de Janeiro: Contraponto-São Paulo: Editora UNESP, 1996.

Baer, Werner. A economia brasileira. São Paulo: Nobel, 1995.

Bértola, Luis; Ocampo, José Antonio (2015). O desenvolvimento econômico da América Latina desde a Independência. Rio de Janeiro: Elsevier.

Biderman, Ciro e Arvate Paulo (orgs.). Economia do Setor Público no BrasilRio de Janeiro: Elsevier, 2005

Blackhouse, Roger E. The Ordinary Business of Life: A History of Economics from the Ancient World to the Twentieth-First Century. Princeton: Princeton University Press, 2002.

Buescu, Mircea. Evolução Econômica do Brasil. 2ª ed.; Rio de Janeiro: Apec, 1974.

Bulmer-Thomas, Victor. The economic history of Latin America since Independence. 2a. ed.; Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

Cameron, Rondo. World Economic History. Oxford: Oxford University Press, 1989.

______ (1997). A Concise Economic History of the World: from paleolithic times to the present. 3ª ed.; New York: Oxford University Press.

Diamond, Jared. Guns, Germs, and Steel: The Fates of Human SocietiesNew York: W. W. Norton, 1997ed. br.: Armas, germes e aço: os destinos das sociedades humanas. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Dias Leite, Antonio. A Economia Brasileira: de onde viemos e onde estamos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

Dornbush, Rudi: Chaves para a prosperidade: livre mercado, dinheiro bom e um pouco de sorte. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Furtado, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Nacional, 1959.

Giambiagi Fabio; André Villela; Lavínia Barros de Castro e Jennifer Hermann (orgs.), Economia Brasileira Contemporânea (1945-2004). Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 

Gremaud, Amaury Patrick; Vasconcellos, Marco Antonio Sandoval de; Toneto Júnior, Rudinei. Economia Brasileira Contemporânea. 7ª ed.; São Paulo: Editora Atlas, 2014.

Landes, David S. The Wealth and Poverty of Nations: why some are so rich and some so poor. Nova York: Norton, 1998; ed. br. A Riqueza e a Pobreza das Nações: Por Que algumas são tão ricas e outras são tão pobres. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998.

Love, Joseph L. A construção do Terceiro Mundo. Teorias do subdesenvolvimento na Romênia e no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

Manoïlescu, Mihail. Théorie do Protectionnisme e da Échange International. Paris: Marcel Giard, 1929; ed. br.: Teoria do Protecionismo e da Permuta Internacional; São Paulo: CIESP, 1931; Rio de Janeiro: Capax Dei, 2011.

Nogueira, Dênio. Raízes de uma Nação: um ensaio de história socioeconômica comparada. Rio de Janeiro: Forense Universitária, Editora Universitária Santa Úrsula1988.

Prado Jr., Caio. História Econômica do Brasil. 12a. ed.; São Paulo: Brasiliense, 1970; 1a. ed.: 1945.

Schwartzman, Simon. As Causas da Pobreza. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

Venâncio Filho, Alberto. A Intervenção do Estado no Domínio Econômico: o direito público econômico no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1966.

 

 

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 22/07/2020

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.