quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Instituto General Villas Bôas - Conselho Editorial: publicações de coleção sobre o Brasil Nação

GENERAL VILLAS BÔAS PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHO EDITORIAL

O Conselho Editorial do IGVB reuniu-se pela primeira vez na tarde dessa última quarta-feira, 19 de agosto, para alinhar as primeiras providências dos trabalhos que têm por objetivo o lançamento da Coleção General Villas Bôas,  como parte de um projeto cultural que visa a publicação de consagradas e importantes obras do cenário intelectual brasileiro, dos últimos duzentos anos,  até o Bicentenário da Independência do Brasil, em 2022. Via plataforma on-line, o General Villas Bôas abriu a reunião com a citação de Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros". E continuou: "Este trabalho é o início de um projeto muito maior - um Projeto de Nação. Queremos resgatar grandes pensadores para que as novas gerações conheçam suas ideias e vejam-se, portanto, como cidadãos estratégicos e atuantes na construção do Brasil que merecemos".
Composto por profissionais renome e respaldo no cenário acadêmico, o Conselho Editorial agendou a segunda reunião já para a próxima segunda-feira, por videoconferência. Estão na pauta as primeiras ideias sobre as diversas coleções que irão compor o Projeto, assim como detalhes referentes aos possíveis prefácios das edições, que buscarão apresentar e comentar as ideias dos diversos clássicos. Como ideia inicial, o Conselho trabalha com a hipótese da publicação de duas primeiras Coleções, tratando sobre os Fundamentos do Pensamento Estratégico Brasileiro e sobre a Amazônia Brasileira do Século XXI. 
            O Diretor do Instituto General Villas Bôas, General Marco Aurélio Vieira, ressalta que o Conselho Editorial vem desenvolvendo os trabalhos iniciais desse Projeto contando com a prestimosa colaboração voluntária das pessoas, e mesmo de algumas instituições: “...entretanto, não há qualquer apoio ou cooperação de órgãos de Governo concretizada até o presente. Trata- se de uma iniciativa cultural, baseada nos próprios objetivos do Instituto General Villas Bôas, sem conotação política, ideológica ou partidária”. Ele assinala que os trabalhos estão no início e que as atividades ainda se resumem à escolha dos conselheiros, divisão das tarefas, na seleção e indicação das obras a serem apresentadas ao General Villas Bôas. “Depois disso, decidiremos em comum acordo quais os títulos a serem publicados”, finaliza.   

INTEGRAM O CONSELHO EDITORIAL DO IGVB:
General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas
General Marco Aurélio Costa Vieira, diretor do Instituto General Villas Bôas
General Alberto Cardoso, do Conselho Superior do Instituto General Villas Bôas
Professor Doutor Antônio Flávio Testa, UnB, Senado 
Embaixador Carlos Henrique Cardim, Professor Doutor, UnB, Itamaraty
Professor Doutor Carlos Hugo Studart Corrêa, UnB
Professor Doutor Jorge Henrique Cartaxo, Câmara dos Deputados
Professor Doutor José Theodoro Menck, Câmara dos Deputados
Professor Doutor Marcelo Grangeiro Quirino, Capes/MEC
Professor Doutor Marcus Vinícius Rodrigues, FGV
General Luis Eduardo Rocha Paiva, Sagres
General Ridauto Lúcio Fernandes, Sagres
Professor Doutor Paulo Roberto Kramer, UnB
Professor Doutor Ronaldo Britto Poletti, UnB, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF)

INSTITUTO GENERAL VILLAS BÔAS
O Instituto General Villas Bôas – IGVB foi idealizado pelo próprio General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, com o objetivo de desenvolver temas estratégicos e trazer à luz pautas que envolvem a vida profissional e pessoal do antigo Comandante do Exército. Assim, o IGVB vem desenvolvendo seu trabalho segundo três pilares: o próprio Acervo do General Villas Bôas, o chamado Projeto de Nação, e as iniciativas que favorecem o emprego da Tecnologia Assistiva, visando à inclusão produtiva. 
Desde julho, o IGVB está de portas abertas em sua sede, no Setor Bancário Norte. A Presidente do Conselho Superior é a senhora Maria Aparecida Villas Bôas. A Diretoria Executiva tem à frente o Diretor Marco Aurélio Vieira. 
CONTATO: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.