segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Mini-reflexão sobre as tarefas à frente - Paulo Roberto de Almeida

Mini-reflexão sobre as tarefas à frente

Paulo Roberto de Almeida 

Uma constatação, olhando para a frente: precisamos escapar da camisa-de-força mental na qual fomos encerrados em 2013, na qual nos aprofundamos entre 2016 e 2018, e da qual estamos recém nos libertando em 2020. 
 Cabe romper definitivamente os grilhões políticos em 2022. 
 Para tal, é preciso superar a camisa-de-força do bolsopetismo, na qual dois psicopatas querem continuar nos encerrando, cada qual puxando para um lado. 
 Não se pode chegar a 2022 com esse falso dilema da esquerda contra a direita, pois não é isso que a maioria do eleitorado quer. 
E não é o Centrão, que só tem oportunista da velha política, que vai ser o instrumento da superação. A construção de uma coalizão da sensatez, rejeitando as mentiras e o sectarismo do bolsopetismo, é a tarefa mais relevante do próximo ano e meio. Que não sejamos desviados dessa tarefa pelas ambições mesquinhas dos oportunistas conhecidos, alguns candidatos nas últimas quatro ou cinco eleições presidenciais. 
A tarefa mais importante, na verdade, é a educação política do eleitorado, numa conjuntura política ainda dominada pelos efeitos da pandemia e da recessão econômica (que precede a pandemia e tem outros vetores do que ela).
Seremos capazes? 
Sou moderadamente pessimista: o patrimonialismo, sob novas roupagens, a baixa educação geral e sobretudo a corrupção política são os grandes desafios de um Brasil completamente destacado do mundo. Me avisem se eu estiver errado, até 2022. 

 Paulo Roberto de Almeida 
Brasília, 30/11/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.