Política Externa Brasileira e Ordem Global em Transição
Konrad Adenauer, CEBRI, 14/12/2020
No ano de 2020, o projeto da parceria institucional entre o Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI e a KAS teve como tema central “Política Externa Brasileira e Ordem Global em Transição”.
Os debates e publicações do projeto tiveram foco na relação entre o reordenamento global e o papel do Brasil, em áreas na qual a regulação multilateral é crucial: sustentabilidade, tecnologia e inovação, comércio internacional e governança multilateral. As publicações, escritas por pesquisadores com experiência acadêmica e prática nos assuntos, analisam o atual status destes regimes, identificam os desafios para a política externa brasileira e fazem proposições de caminhos benéficos para a consolidação da estratégia de inserção internacional do Brasil. As publicações também enfatizam o impacto da pandemia tanto na regulação global quanto nas perspectivas para o Brasil.
Acessem os papers resultantes do projeto no site do CEBRI
Paper 1/5 - Challenges for building a multilateral trading system in the 21st century
Paper 2/5 - Geopolitics and the Economics of Innoavtion
Paper 3/5 - Global Reorganization and the Crises of Multilateralism
Paper 4/5 - The times they are a-changing: perspectives of the Brazilian Sustainable Development agenda
O último evento do projeto “Dilemas do Multilateralismo: Desafios para o Brasil” foi realizado no dia 11 de dezembro e está disponível através do seguinte link youtu.be/JRvhC3aAS2Y
Existe, também, uma playlist com todos os eventos do projeto: www.youtube.com/playlist?list=PLxIbgGVEtVSyt4cz5UOTQ-MmoX9uEAg4D
|
Boa noite, professor! Acompanho seu trabalho e gosto muito das suas reflexões e coragem de posicionamento no momento crítico em que vivemos, especialmente quanto ao MRE. Nesse sentido, recomendo e já ansioso para sua revisão do novo livro de Benjamin R. Teitelbaum, "Guerra pela Eternidade" -editado pela Editora Unicamp disponível facilmente em seu site-, e como o obscurantismo travestido de Tradicionalismo influencia o "chanceler acidental" e "sorocabannon". Ótima leitura e traz luz até mesmo, de certa forma, às loucuras parnasianas de Olavo de Carvalho e EA. Até mais! Abraços.
ResponderExcluir