sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Um Mundo Restaurado... e novamente Destruído - Paulo Roberto de Almeida

 Um Mundo Restaurado... e novamente Destruído

Paulo Roberto de Almeida

Para quem viveu, como eu, na oposição ao lulopetismo diplomático durante o período 2003-16, e agora enfrenta a demolição completa do pouco que havia sido restaurado entre 2016 e 2018, os desafios atuais são infinitamente maiores e mais terríveis, no sentido em que se tenta, agora, não exatamente evitar deformações partidárias da política externa, como anteriormente, mas justamente contrapor-se à sanha destruidora dos novos bárbaros contra os próprios fundamentos da política externa e contra valores e princípios que julgávamos assentados na diplomacia brasileira. 

Em quase 200 anos de itinerário de trabalho com vistas ao constante aumento da projeção do Brasil no cenário internacional, nunca tínhamos enfrentado, os diplomatas profissionais, um impulso destruidor tão devastador quanto o que agora se exerce contra um serviço exterior outrora julgado excelente e de altíssima qualidade intelectual: estamos entregues, literalmente atados, a uma malta de ineptos, incompetentes e desvairados mentais, que tudo fazem para rebaixar mais e mais o conceito do Brasil no contexto mundial.

Entre um presidente completamente ignorante em assuntos internacionais, e um chanceler acidental totalmente submisso a amadores incompetentes, o Brasil se isola da região e do mundo, levado pelas mãos (e pés) de um chanceler que se compraz em confimar o país na condição de “pária internacional” (e aparentemente contente de sê-lo).

Formulei reflexões em torno da triste conjuntura atual de nossa diplomacia em meu livro (de próxima edição): “Apogeu e demolição da política externa: reflexões de um diplomata não convencional”, cujo sumário e prefácio já foram apresentados neste mesmo espaço.

Paulo Roberto de Almeida 

Brasília, 8/01/2021

Apogeu e demolição da política externa brasileira: reflexões de um diplomata não convencional (Brasília: Diplomatizzando, 2020, 245 p.). Capa, sumário, epígrafe e prefácio apresentados no blog Diplomatizzando e nas plataformas Academia.edu e Research Gate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.