Interpretando – estou seguro disso – a opinião de 99,9% de meus colegas diplomatas, formulo aqui uma expressão de repúdio total às abjetas tuitagens do chanceler acidental que, agravando os pronunciamentos indignos dos seus chefes aloprados, ousou colocar em dúvida a fiabilidade do processo eleitoral nos EUA, minimizando o grave atentado à democracia e às instituições americanas na tarde e na noite de ontem, 6/01/2021, quando uma horda de bárbaros fanáticos do trumpismo extremado – o qual o chanceler capacho indiscutivelmente apoia – invadiu e depredou as instalações do Congresso dos Estados Unidos.
As expressões empregadas nos inaceitáveis tuitaços abaixo testemunham mais uma vez, se preciso fosse, que o servil subordinado dos donos do poder consegue envergonhar uma vez mais a diplomacia brasileira, ao deixar transparecer seu apoio à turba de meliantes – chamados de terroristas por parlamentares democratas e republicanos e até rejeitados pelo chefe e modelo dos infelizes dirigentes do poder no Brasil – e ao tentar seguir na indignidade o que já tinha sido afirmado pelo degenerado chefe de governo.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 7 de janeiro de 2020
Complemento com um comentário de Carmen Lícia Palazzo:
“ Como o Bolsonaro e o Ernesto podem dizer tantas asnices??? Até grandes lideranças REPUBLICANAS já reconheceram que NÃO HOUVE fraude nas eleições, nos EUA!
Como podemos ter um presidente e um chanceler tão estúpidos? E como eles podem fazer declarações públicas como as que fizeram hoje? E além da ignorância, uma deselegância, uma grosseria com o Biden e com os americanos em geral.
Que aberração o Bolsonaro dizer que pessoas lá votaram "três ou quatro vezes" e que "até mortos" votaram! E que aberração depois de todos os desmentidos de lá mesmo, o Ernesto falar em "infiltrados".
É de ASSUSTAR, tanta MÁ FÉ e também tanta IGNORÂNCIA!”
Postagens do chanceler acidental:
2:25 PM · Jan 7, 2021·Twitter for iPhone
https://twitter.com/ernestofaraujo/status/1347232805269417984
-Há que lamentar e condenar a invasão da sede do Congresso ocorrida nos EUA ontem. -Há que investigar se houve participação de elementos infiltrados na invasão -Há que deplorar e investigar a morte de 4 pessoas incluindo uma manifestante atingida por um tiro dentro do Congresso
- Há que reconhecer que grande parte do povo americano se sente agredida e traída por sua classe política e desconfia do processo eleitoral.
- Há que distinguir “processo eleitoral” e “democracia”. Duvidar da idoneidade de um processo eleitoral NÃO significa rejeitar a democracia. Ao contrário, uma democracia saudável requer, como condição essencial, a confiança da população na idoneidade do processo eleitoral.
- O direito do povo de exigir o bom funcionamento de suas instituições é sagrado. Que os fatos de ontem em Washington não sirvam de pretexto, nos EUA ou em qualquer país, para colocar qualquer instituição acima do escrutínio popular.
2:25 PM · Jan 7, 2021·Twitter for iPhone
@ernestofaraujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.