sexta-feira, 19 de março de 2021

Rupturas na diplomacia e desenvolvimento interrompido do Brasil: Renato de Oliveira entrevista Paulo Roberto de Almeida

 Rupturas na diplomacia e desenvolvimento interrompido do Brasil


De onde surgiu um Ernesto Araújo, o chanceler que diz se orgulhar do fato de o Brasil ter se tornado um pária internacional? O que ele representa numa instituição como o Itamaraty? Qual o preço que pagaremos pelo isolamento internacional num momento de retomada do protagonismo dos Estados nacionais em decorrência da pandemia e de mudanças estruturais na economia mundial? Estamos condenados a permanecer na periferia do sistema mundial?
Estas e outras questões serão abordadas pelo Embaixador Paulo Roberto de Almeida em nossa conversa no próximo dia 25 aqui no Facebook.
Paulo Roberto de Almeida é diplomata de carreira desde 1977, sendo um dos mais brilhantes diplomatas da sua geração. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Bruxelas e Mestre em Planejamento Econômico pela Universidade de Antuérpia, foi professor no Instituto Rio Branco e na Universidade de Brasília, além de diretor do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais e do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais da Fundação Alexandre de Gusmão. Atualmente professor de Economia Política no Centro Universitário de Brasília, publicou diversas obras nas áreas de relações econômicas internacionais, política externa do Brasil e história diplomática.
Paulo Roberto de Almeida será nosso entrevistado em nossa próxima live aqui no Facebook, no próximo dia 25 às 17h.


PRA: Postarei uma nota que fiz a respeito das grandes questões pertinentes aos temas em debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.