Meu mais recente "trabalho" publicado:
1410. “Por um país desenvolvido”, entrevista gravada em 1/06/2021 com o jornalista Brune Montalvão, da TV Legislativa da Assembleia de MG, na série "Crônica de um futuro imaginado”, transmitida em 28/06/2021, no canal YouTube (link: https://www.youtube.com/watch?v=Ko0xV4aYuNk). Relação de Originais n. 3920.
Elaborei, antes da entrevista, algumas notas para o tema que me tinha sido indicado como prioritário, o 'nacionalismo". Acabou sendo sobre temas completamente diferentes.
Em todo caso, aqui figuram partes de minhas notas preliminares;
3920. “Crônica de um futuro imaginado: nacionalismo”, Brasília, 30 maio 2021, 5 p. Notas para uma entrevista gravado com o jornalista Brune Montalvão, da TV Legislativa da Assembleia de MG; gravada em 1/06/2021, 15hs. Relação de entrevistas já publicadas (link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLUCq_zFD6m5pGLAxIe0CUCmsgPD0Xh7F8). Exibido, sob o título de “Paulo R. de Almeida; por um país desenvolvido”, no site da TV Leg-MG (28/06/2021; link: https://www.youtube.com/watch?v=Ko0xV4aYuNk). Texto adaptado com o título de “Nacionalismo, passado e presente”, para o Boletim de Conjuntura (BOCA; 2 junho 2021, Boa Vista, v. 6, n. 18, p. 35–39, 2021; ISSN: 2675-1488 DOI: 10.5281/zenodo.4891020; link: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/352), da Editora Ioles (http://revista.ioles.com.br/boca/). Relação de Publicados n. 1404.
Paulo R. de Almeida: por um país desenvolvido
A tragédia brasileira é a não educação". Para o diplomata Paulo Roberto de Almeida, entre outros aspectos, essa condição impede o desenvolvimento econômico e social do país. No episódio que encerra a terceira temporada de "Crônica para um futuro imaginado", o doutor em Ciências Sociais apresenta um apanhado da trajetória econômica do país e reflete outros motivos que impedem o Brasil de se integrar ao mercado internacional, tarefa que ele considera necessária para a superação dos nossos problemas. Almeida ainda analisa "discursos contra a globalização" e sugere o que é preciso ser feito para o país recuperar o caminho do desenvolvimento.
Sobre a série "Crônica para um futuro imaginado" é uma série da TV Assembleia de Minas, com depoimentos de acadêmicos, pensadores e atores sociais sobre a realidade política, social e cultural do Brasil e uma reflexão sobre os caminhos e tarefas para um país melhor. Na primeira temporada, o enfoque foi os impactos da pandemia do coronavírus na vida brasileira. Participaram os economistas Monica de Bolle e Flávio Comim, os filósofos Vladimir Safatle e Francisco Razzo, as jornalistas Eliane Brum e Cecília Olliveira, o editor do Estado da Arte, Gilberto Morbach, a atriz Yara de Novaes, o teólogo Ed René Kivitiz e o cientista político Fernando Schüler. Na segunda temporada, as análises incorporaram as expectativas sobre as eleições municipais e como o pleito poderia sinalizar e afetar o futuro do país. Os entrevistados: a psicanalista Maria Homem; o escritor e analista político Pedro Doria; o economista e filósofo Joel Pinheiro da Fonseca; o presidente da Cufa (Central Única das Favelas), Preto Zezé; a antropóloga Isabela Kalil, a jornalista Flavia Lima, ombudsman da Folha de São Paulo; o professor de Direito Constitucional Conrado Hübner; a economista Elena Landau; e o neurocientista Sidarta Ribeiro. Nesta terceira temporada, a série propõe uma reflexão sobre os impasses políticos e sociais no Brasil, com depoimentos de Christian Dunker, Lênio Streck, Élida Graziane, André Singer, Paulo Cruz, Marcia Tiburi, entre outros. Confira todos os episódios aqui:INSCREVER-SE
1
Paulo R. de Almeida: por um país desenvolvido
2
Paulo Cruz: por uma cultura de diálogo
3
Andre Singer: em defesa da Democracia
4
Marcus Melo: o risco da ruína institucional
5
Marcia Tiburi: pela igualdade social
6
Élida Graziane: em defesa do pacto social
7
Lenio Streck: Direito a favor da democracia
8
Pablo Ortellado: contra a degradação política
9
Christian Dunker: pela superação da "cultura de condomínio"
10
Sidarta Ribeiro: por um país que sonhe
11
Elena Landau: o poder do cidadão
12
Conrado Hübner Mendes: por uma democracia nota 10
13
Isabela Kalil: por um país unido na diversidade
14
Flavia Lima: a política é a solução
15
Pedro Doria: um país em transformação
16
Preto Zezé: pelo povo no poder
17
Joel Pinheiro da Fonseca: por um país sustentável
18
Maria Homem: o remédio para um país doente
19
Yara de Novaes: A arte incomoda
20
Gilberto Morbach: Covid-19 e as respostas fáceis
21
22
Fernando Schüller: pandemia evidencia as nossas fragilidades
23
Ed René Kivitz: tempo de valorizar os afetos
24
25
26
27
28
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.