Os homens do cofre: O que pensavam os ministros da Fazenda do Brasil Republicano (1889-1985)
Edição Português por Ivan Colangelo Salomão (Compilador)
São Paulo: Editora da UNESP, 2021, 520 p.
Órgão sob o qual se pensaram e se executaram as principais políticas públicas levadas a cabo no Brasil independente, o Ministério da Fazenda auferiu nova estatura com a proclamação da República. Em mais de dois séculos de história, coube ao órgão liderar políticas exitosas bem como medidas desastrosas, sendo a ele delegados os louros (e os ônus) do desenvolvimento nacional. Objeto de constante disputa política, o Ministério da Fazenda se diferencia dos demais postos de gabinete mesmo sem coordenar a formulação de políticas-fim, uma vez que se responsabiliza, a rigor, pela própria viabilidade dessas. Assim, com o objetivo de apresentar uma face menos visível da história do Brasil, Os homens do cofre lança luz sobre o pensamento dos personagens que, de alguma maneira, nortearam o desenvolvimento do país entre o advento republicano (1889) e o fim do regime militar (1985).
A Diretoria da ABPHE e o organizador da obra, Prof. Dr. Ivan Colangelo Salomão (Universidade Federal do Paraná), convidam para a live de lançamento do livro "Os homens do cofre: o que pensavam os ministros da Fazenda no Brasil republicano (1889-1985)", que acontecerá na terça-feira, 6 de julho, às 19h (Brasília).
Além do organizador, contaremos com a presença de alguns autores que participaram da publicação: os Profs. Drs. Roberto Pereira Silva (Universidade Federal de Alfenas), Bruno Aidar (Universidade Federal de Alfenas) e Victor Cruz e Silva (Universidade Federal de Uberlândia).
A transmissão ocorrerá no canal da ABPHE no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCK-rQ4-la-_UZHTjISZ2kcA
A transmissão ocorrerá no canal da ABPHE no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCK-rQ4-la-_UZHTjISZ2kcA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.