A revista mais antiga no setor é a Revista Brasileira de Política Internacional, ininterruptamente publicada desde 1958, em 1993 transferida do Rio de Janeiro para Brasília. A Política Externa foi publicada de 1992 a 2015, com o apoio da Editora Paz e Terra. Agora surge a revista do CEBRI: bem vinda...
Cebri vai lançar revista direcionada para a política externa
Primeira edição terá artigos de ex-ministros e entrevista com Fernando Henrique Cardoso
Folha de S. Paulo, 15.jan.2022 às 22h00
Uma das principais instituições brasileiras dedicadas à política externa, o Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) lança em fevereiro uma publicação trimestral.
Com o nome de Cebri Revista, trará artigos e entrevistas com especialistas na área, publicados em português, espanhol e inglês.
"Abriremos espaço para publicações que englobam análise de conjuntura e artigos acadêmicos. A ideia é criar uma intersecção entre a academia, formuladores de políticas públicas e tomadores de decisão", diz Hussein Kalout, ex-secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência.
Ele será um dos editores da publicação, ao lado do professor do Instituto de Relações Internacionais da USP Feliciano Guimarães.
A primeira edição, que será aberta no site do Cebri, tem artigos dos ex-ministros Rubens Ricupero, Celso Amorim,Izabella Teixeira e Marina Silva, além de uma entrevista com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Também haverá contribuições do brasilianista Abraham Lowenthal e do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso.
"Hoje o Brasil carece de publicações de relações internacionais e de política externa. Pela dimensão de quem vai escrever, imaginamos que a revista terá grande impacto", afirma Kalout.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.