Um novo Tratado Geral da Infâmia?
Tempos mais do que sombrios para política externa e a diplomacia do que era, outrora, o Brasil: o subtítulo de meu primeiro livro do tenebroso ciclo bolsolavista na política externa, “Miséria da diplomacia” (2019), era “a destruição da inteligência no Itamaraty”.
Acho que ele continua válido, a despeito da saída do ex-chanceler acidental.
Pensei que eu havia terminado o ciclo com o quinto e mais recente livro: “Apogeu e demolição da política externa” (2021).
Aparentemente , a agressão criminosa da Rússia contra a Ucrânia e a postura pusilânime — estou usando um conceito neutro — do Brasil no plano multilateral me obrigarão a retomar esse lamentável e indesejado ciclo de obras, que representam pequenos degraus da infâmia que constitui a atual política externa do bolsonarismo alucinante e alucinado.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 24/03/2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.