sexta-feira, 19 de maio de 2023

2049, o momento China - Paulo Roberto de Almeida

Momento China: 2049 

 

Paulo Roberto de Almeida

Diplomata, professor

(www.pralmeida.org; diplomatizzando.blogspot.com)

Nota sobre um futuro possível. 

 

 

Eric Blair, aliás George Orwell, poderia ter escrito algo assim, se não tivesse morrido precocemente de tuberculose:


2049


No centenário da conquista do poder na China pelo PCC, a República Popular da China, emergindo triunfante tanto de uma segunda Guerra Fria quanto de uma pequena guerra quente sobre Taiwan, comemora seus feitos como novo hegemon mundial e homenageia festivamente Mao Tsetung e Xi Jinping, os heróis dessa trajetória triunfal. 

Um novo pensamento político, novas formas de conduzir um Estado, de administrar um povo, de organizar uma nação e de gerir um novo modelo econômico se consolidaram e se disseminaram no mundo, não apenas no Sul Global, na Asia central e em largas partes da África. Só os EUA, muito enfraquecidos por anos de disputas internas e pelo declínio econômico, poucos países da outrora UE e meia dúzia na América Latina, ainda não se submeteram ao novo hegemon.

O mundo se conformou a isso? Aparentemente sim…

 

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 4401: 19 maio 2023, 1 p.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.