segunda-feira, 31 de julho de 2023

O que exatamente define um Hegemon? - Paulo Roberto de Almeida

O que exatamente define um Hegemon? 

    Um país ou império que detém o poder de definição das regras da ordem econômica, moeda de emissão aceita globalmente, livremente conversível, preeminência nas  finanças e nos pagamentos internacionais, no comércio e nos investimentos diretos estrangeiros, garantidor da livre movimentação de capitais (podendo restringi-los igualmente), disposição à cooperação internacional unilateral e concessional, predomínio nas entidades da interdependência em temas de interesse geral, manutenção da ordem, da paz e da segurança internacionais, com base no Direito Internacional (Carta da ONU e protocolos setoriais), mais do que na força, que permanece como recurso de última instância contra recalcitrantes, violadores do Direito e da soberania de outros Estados, defensor dos Direitos Humanos e promotor das liberdades e da cultura de todos os povos.

    Sob esses critérios como se situam os Estados Unidos, a União Europeia, a China?

    Já não menciono a Rússia, um Estado violador do Direito Internacional, da Carta da ONU, de todas as leis da guerra e dos protocolos humanitários, dirigido por um criminoso de guerra, procurado pelo Tribunal Internacional.

    Com base nesses critérios, como se situam o Brasil e sua diplomacia?

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 4446, 31/07/2023, 1 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.