https://www.youtube.com/watch?v=NAAwin94lxQ

No episódio inaugural da nova série do #VideocastRioBravo, Gustavo Franco, Senior Advisor da Rio Bravo, fala sobre a relevância crucial das instituições, destacando as complexas interações entre a autoridade monetária e o poder governamental.
No contexto brasileiro, um terreno fértil para análises políticas e econômicas dinâmicas, vale observar a intrigante oscilação de tensões. Conforme Gustavo Franco, "é revelador: ao retrocedermos um ano, o então presidente Jair Bolsonaro debatia intensamente com o STF, enquanto mantinha harmonia com o Banco Central. Hoje, após um ano, as posições se inverteram. O presidente encontra-se em sintonia com o STF, mas exprime descontentamento em relação ao Banco Central".
O comentário de Gustavo Franco ressalta um dos pontos mais polêmicos do primeiro semestre de 2023: as contínuas críticas do atual presidente à atuação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o pioneiro a ocupar a presidência da Autoridade Monetária sob os auspícios da Lei Complementar 179. Esta lei designa o presidente do Banco Central como indicação do chefe de Estado precedente.
Gustavo Franco deixa sua opinião inequívoca acerca dessa polêmica: "Vejo com extrema preocupação o presidente atual questionar esse fato. Tal atitude carrega traços autoritários e contrários à democracia. A queixa emerge porque ele não realizou a nomeação. Contudo, ele terá a oportunidade de efetuá-la futuramente, respeitando o processo democrático de seleção dos dirigentes de uma agência reguladora independente, conforme apropriado para tais órgãos".
#RioBravoInvestimentos #FuncionamentoDasInstituições #MercadoFinanceiro #Liderança #GustavoFranco #EducaçãoFinanceira #BancoCentral #Economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.