Guiana: postagens no blog Diplomatizzando
Compilação seletiva Paulo Roberto de Almeida
Feita em 22/11/2023, 29 p.
(Muitas outras postagens no Facebook)
Disponível na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/109626883/Guiana_postagens_no_blog_Diplomatizzando_2015_2023_)
sábado, 18 de novembro de 2023
Conflito territorial entre Venezuela e Guiana: novidades à luz da convocação ao referendo - Lucas Carlos Lima (Conjur)
OPINIÃO
Conflito territorial entre Venezuela e Guiana: novidades à luz da convocação ao referendo
Conjur; Editorias, 17 de novembro de 2023, 17h14
A recente convocação de um referendo pelo governo da Venezuela em relação ao reivindicado território de Essequibo — disputado com a Guiana — adiciona uma nova camada de juridicidade à controvérsia territorial entre os dois estados latino-americanos. Trata-se de antiga disputa que surgiu como resultado da alegação venezuelana de nulidade do Laudo Arbitral de 3 de outubro de 1899, que determina a fronteira atual entre as duas partes em virtude de “uma transação política realizada às escondidas da Venezuela e sacrificando seus direitos legítimos”.
À época, a arbitragem ocorreu entre a colônia da Guiana Britânica e a Venezuela,que disputavam uma larga porção de terra (rica em recursos naturais) entre os rios Orinoco e Essequibo. Um tribunal arbitral composto por cinco juristas (dois americanos, dois ingleses e um russo) foi composto para delimitar pacificamente a fronteira em questão. Na atualidade, uma modificação de tal fronteira poderia também ter impacto nos recursos marítimos e energéticos de ambos os países. O presente ensaio analisa o conflito territorial à luz dos procedimentos judiciais perante a Corte Internacional de Justiça, em particular diante do requerimento de medidas provisórias solicitado pela Guiana no fim de outubro diante da convocação do referendo.
(...)
Ler a íntegra e muitas outras postagens, desde 2015, nesta plataforma:
Academia.edu (link: https://www.academia.edu/109626883/Guiana_postagens_no_blog_Diplomatizzando_2015_2023_
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.