sábado, 20 de janeiro de 2024

Em busca da alternativa democrática, contra os populismos lulista e bolsonarista - Roberto Freire e Paulo Roberto de Almeida

Um chamamento à alternativa democrática antipopulista, de Roberto Freire

“AVISO AOS NAVEGANTES

Existem homens e mulheres brasileiros, de esquerda como eu, liberais, de centro esquerda, centro e centro direita, democratas todos , que continuam lutando pela construção de uma ALTERNATIVA, tal como foi tentado nas eleições de 2022, aos dois polos que hoje dominam a política no pais.

O AVISO AOS NAVEGANTES é para dizer que o voto pela continuidade democrática em Lula e contra Bolsonaro, foi tático ( há arrependidos, mas lá foi o correto ) já cumpriu o seu papel. Cabe reafirmarmos e o AVISO é chamamento também, para dizer que a ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA é uma oposição aos populismos - Lulista e Bolsonarista - que esta viva na política da nação brasileira e sua perspectiva é o futuro”

20/01/2024

Uma nota de Paulo Roberto de Almeida 

Não se constroi uma alternativa democrática aos populismos que continuam dividindo o Brasil e os brasileiros e inviabilizando um processo vigoroso de crescimento e de desenvolvimento social apenas com base num chamamento lançado aleatoriamente ao publico em geral. 

Alternativa a governos existentes, atuando com base em determinadas políticas, deve ser feita com base no oferecimento de politicas alternativas às que estão sendo implementadas, a partir de um grupo unido numa plataforma integrada e formada por propositores dessas outras politicas, o que significa ter um governo alternativo, chamado — na experiência britânica de alternância entre Tories e Labourites — de Shadow Cabinet.

Seja lá o nome que se quiser dar, e pode ser Alternativa Democrática, é preciso sair do domínio das invectivas para o terreno das propostas concretas de melhores politicas. Ou seja: é preciso começar reunindo os alternativos e passar a discutir politicas diferentes às que estão na mesa, a partir dos melhores estudos e propostas de especialistas, sobretudo em politicas econômicas (macro e setoriais), políticas sociais, ambiental, educacional, de ciência e tecnologia, política externa, militar, etc.

Paulo Roberto de Almeida 

Brasilia, 21/01/2024


Um comentário:

  1. Há que se exercer a coragem por grupos que temem bater de frente com o Bolsopetismo com pânico de ser execrado pelas massas. Quem tem medo de se posicionar firmemente e claramente temendo a derrota já perdeu. Medo é legitimo dadas as circunstâncias do enfrentamento ao Crime organizado, vide caso Moro um juvenil politico. Problema é a estratégia e a liderança dos grupos alternativos que por vaidade não conseguem definir um lider. Esse cargo deve assumir essa liderança sem pedir licença, algo muito dificil na pratica. O preconceito contra estudiosos, academicos, ricos e teóricos completa o quadro de mediocridade.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.