sábado, 6 de janeiro de 2024

Os primeiros concursos públicos para cargos na burocracia estatal - Gunter Axt Revista Estudos Institucionais

Ensaio seminal de Gunter Axt sobre a progressão da construção da burocracia racional-legal no Brasil, com destaque para o recrutamento via concursos públicos nas carreiras jurídicas do RS pré-moderno:

Estudos de Caso comparados sobre primeiros concursos para ingresso nas carreiras da Justiça e do Ministério Público no Brasil, entre a Primeira República e os anos 1950.

2024, Revista Estudos Institucionais, v. 10, n. 1, p. 87 - 116, jan./abr. 2024

O artigo procura comparar dados históricos sobre os primeiros concursos públicos para a magistratura no Rio Grande do Sul, ainda na Primeira República, ou seja, antes de 1930; para ingresso na carreira do Ministério Público do Rio Grande do Sul, realizado em 1941; do Ministério Público de Santa Catarina, realizados nos anos 1950, e do Ministério Público Militar, realizado entre 1956 e 1959. O texto baseia-se em um conjunto de fontes primárias, como entrevistas, matérias jornalísticas de época, correspondências e livros de registros dos primeiros concursos. Os eventos são analisados no contexto da inovação gerencial da modernidade, no sentido da construção burocrática racional-legal. O Brasil conheceu experiências pioneiras na realização de concursos públicos, os quais, inicialmente, ainda se viam expostos à clássica indistinção entre espaço público e privado, que caracterizou a formação social brasileira. 

Acesso:

https://www.academia.edu/113020252/Estudos_de_Caso_comparados_sobre_primeiros_concursos_para_ingresso_nas_carreiras_da_Justi%C3%A7a_e_do_Minist%C3%A9rio_P%C3%BAblico_no_Brasil_entre_a_Primeira_Rep%C3%BAblica_e_os_anos_1950 


Bibliografia primorosa; fontes primárias.

Recomendo enfaticamente aos que se interessam por estudos institucionais. (PRA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.