quinta-feira, 21 de março de 2024

O que seria normal para Lula na Venezuela? - Paulo Roberto de Almeida

O que seria normal para Lula na Venezuela? 

Paulo Roberto de Almeida

Será que o Lula acha normal que 1/4, 25%, da população da Venezuela teve de se autoexilar por falta de condições mínimas econômicas de continuar vivendo no seu país de nascimento? 

Será que Lula acha normal o Maduro simplesmente proibir concorrente de disputar a eleição, como fez o Putin?

 Será que Lula acha normal Brasil e Colômbia terem de acolher tantos venezuelanos desesperados de fome e por falta de medicamentos?

Será que Lula acha normal um país que tem as maiores reservas de petróleo do mundo ver sua produção cair em mais de 2/3 por incapacidade manifesta da empresa monopolista estatal de petróleo e por corrupção endêmica no Estado?

Será que Lula acha normal um país grande como a Venezuela ameaçar um vizinho menor de invasão apenas para distrair o seu povo do desastre econômico que representa o seu governo incompetente?

Será que Lula acha normal o Maduro apoiar a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, violando a Carta da ONU e as normas mais elementares do Direito Internacional?

Será que Lula acha normal o país outrora mais rico da América Latina se ver relegado à condição de pobreza absoluta e relativa, apenas à frente do Haiti?

Será que Lula acha normal tudo o que vem acontecendo na Venezuela desde que os chavistas assumiram o poder?

Eu só queria saber se o Lula acha a Venezuela atual um país normal, cujo Estado vive em paz com a sua população, sem necessidade de um grande aparato policial para conter distúrbios sociais, como ocorre atualmente em Cuba.

Seria pedir muito ao Lula?

Que ele pelo menos olhasse atentamente para o que vem ocorrendo na Venezuela e em Cuba…

Paulo Roberto de Almeida 

Brasília, 21 de março de 2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.