domingo, 30 de junho de 2024

Maquiavel, sobre as formas de governo e seus vícios - Príncipe e Tito LíviO

 Citação:

"Um príncipe nunca vai deixar de ter legitimas desculpas para explicar aos demais suas quebras de confiança. A história moderna fornece exemplos incontáveis desse comportamento demonstrando como um homem pode bem se desempenhar se ele sabe se comportar como uma raposa. Mas é necessário para que isso se faça que ele esconda isso cuidadosamente. Deve-se ser um grande mentiroso e hipócrita. As pessoas são tão simples de espírito, e tão dominadas pelas suas necessidades imediatas, que um enganador vai sempre encontrar muitos que estão prontos para serem enganados."

Maquiavel, O Príncipe

"Eu digo, como já dito por muitos que escreveram sobre os governos, que estes são de três formas, conhecidos pelos nomes de Monarquia, Aristocracia e Democracia, e que aqueles que fornecem tais instituições a um Estado, recorrem a uma dessas três formas, segundo as que se conformam aos seus objetivos. Outros, e muitos já conceberam, instrutores mais sábios sabem disso, que existem conjuntamente seis formas de governo, três delas muito ruins, as outras três boas em si, mas facilmente corrompidas, que elas também podem se tornar prejudiciais. As boas são as três mencionadas acima; as más, três outras dependentes daquelas, e muito parecidas com  as que lhe são vinculadas, que é fácil passar imperceptivelmente de uma a outra. Por que uma Monarquia está pronta para se transformar em Tirania, uma Aristocracia em Oligarquia, enquanto uma Democracia tende a degenerar em Anarquia.

Assim que um fundador de um Estado pode estabelecer qualquer uma dessas três formas formas de Governo, ele as estabelece por pouco tempo apenas, já que não há nenhuma precaução que possa impedi-lo de pender em seu contrário, por motivo de que tem clara semelhança nesse caso, a virtude leva ao vício.

Maquiavel, Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio

Maquiavel, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.