Governo dos EUA diz que oposição venceu na Venezuela e aumenta pressão sobre Maduro |
(O Globo, 2/08/2024)
Declaração do Secretário de Estado Antony Blinken:
Em um comunicado oficial divulgado ontem, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, reconheceu a vitória de Edmundo González Urrutia, opositor de Maduro, nas eleições venezuelanas. Como resposta à declaração do chefe da diplomacia americana, o ditador pediu que os Estados Unidos "tirem o nariz de seu país" e acusou a imprensa estrangeirade incitar uma "guerra civil" em Caracas.
Mesmo diante do ceticismo com relação à sua vitória, México, Brasil e Colômbia exigiram, em um documento conjunto, as atas de votação que mostrariam de onde saíram os votos que o reelegeram. Fortalecido internamente com tutela militar, Maduro não se vê constrangido em apelar para fraude, escreve Luiz Raatz.
Frente às pressões internacionais, Eliane Cantanhêde avalia que o autocrata, como uma "fera acuada, é capaz de qualquer coisa, inclusive de um autogolpe e de um banho de sangue".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.