sábado, 7 de setembro de 2024

Emergentes vão comandar a demanda global nos próximos 25 anos, diz Marcos Troyjo no Fórum CEO Brasil* - Denise Bacoccina

Emergentes vão comandar a demanda global nos próximos 25 anos, diz Marcos Troyjo no Fórum CEO Brasil*

_Brasil pode ser o maior exportador mundial de sustentabilidade_

_*Denize Bacoccina_*

6 de setembro de 2024

https://experienceclub.com.br/emergentes-vao-comandar-a-demanda-global-nos-proximos-25-anos-diz-marcos-troyjo-no-forum-ceo-brasil/ 

Países hoje classificados como emergentes serão o motor da economia nas próximas décadas, com crescimento populacional e de poder de consumo, e o Brasil está em ótima situação como o grande fornecedor de alimentos e de energia para a economia mundial. A avaliação é do economista *Marcos Troyjo*, professor-visitante da Universidade de Oxford e do Insead e ex-presidente do Banco dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e sediado em Xangai), em palestra nesta sexta-feira no Fórum CEO Brasil, realizado pelo Experience Club no Tivoli Ecoresort Praia do Forte, na Bahia.

E quais serão os motores da economia global nas próximas décadas? “A força dos emergentes na determinação da demanda global será muito mais robusta do que o tradicional G7”, disse *Troyjo*. Enquanto os países do G7, que representam as sete maiores economias do mundo, tiveram um PIB conjunto de US$ 50 trilhões no ano passado, se considerado a paridade de poder de compra (PPP), os países de um grupo classificado por ele de E7 (China, Índia, Brasil, Indonésia, México, Turquia e Arábia Saudita), os emergentes, somaram no mesmo período um PIB PPP de US$ 60 trilhões.

A exceção, nesse cenário de perda de importância relativa do G7 é os Estados Unidos. Em 2008, antes da grande crise financeira, o PIB per capita da zona do euro e dos Estados Unidos eram iguais. Hoje, a dos Estados Unidos é o dobro.

*Troyjo* também destacou que apenas nove dos 193 países atualmente representados na ONU terão crescimento populacional nos próximos 25 anos, quando a população global passará de 8 bilhões para 10 bilhões. Esses países são Índia (que no ano passado passou a China como o país mais populoso do mundo), Paquistão, Indonésia, Estados Unidos, Nigéria, Tanzânia, Uganda, Etiópia e República Democrática do Congo. Por esta previsão, a população da África será maior do que a da China e Índia juntas. E, já em 2030, o mercado consumidor da Índia será de 800 milhões, o equivalente a dez vezes a população da Alemanha.

O economista também falou sobre o impacto do crescimento da economia nos emergentes. Se em países ricos o ganho de renda vai para gastos com turismo, cosméticos e investimentos, em países emergentes essa renda excedente vai para alimentação. E o Brasil, com seus recursos naturais, pode ser o grande fornecedor mundial. “Essa demanda vai levar a uma mudança estrutural no mercado de energia e de alimentos”, disse ele. “Essa é uma grande oportunidade para o país, que pode ser o maior exportador mundial de sustentabilidade.”

httpsq://experienceclub.com.br/emergentes-vao-comandar-a-demanda-global-nos-proximos-25-anos-diz-marcos-troyjo-no-forum-ceo-brasil/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.