Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
sábado, 19 de outubro de 2024
Sentimento de desgosto e de repulsa - Paulo Roberto de Almeida
Nota posterior (22/10/2024): Lula não foi a Kazan, por um acidente médico. Sua ida teria sido desastrosa para a diplomacia brasileira, para a postura do Brasil no mundo, identificado que estaria sendo com os poderes revisionistas da ordem global. Em 1939-41, tínhamos Oswaldo Aranha, um grande diplomata, para evitar a caminhada para o desastre (como a Argentina). Agora o que temos? (PRA)
Como diplomata, estou perfeitamente horrorizado - e suponho que meus colegas também estejam - de ver Lula apertando alegremente a mão de um violador da Carta da ONU, saudando um assassino de civis, conversando simpaticamente com um sequestrador de crianças, um criminoso de guerra confirmado. Acredito que cada um dos meus colegas diplomatas profissionais deva se sentir terrivelmente enojado ao contemplar os efluvios de amizade do presidente brasileiro com um terrorista em escala global. Triste para a diplomacia!
Como sempre, assino embaixo do que escrevo.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 19/10/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.