domingo, 13 de abril de 2025

8 de maio de 2025, em Moscou: para comemorar o quê? - Paulo Roberto de Almeida

 8 de maio de 2025, em Moscou: para comemorar o quê?

Paulo Roberto de Almeida

        Desde que Lula aceitou participar das "comemorações" pelos 80 anos da vitória contra a Alemanha nazista, Putin, sem qualquer estratégia definida em sua "Operação Militar Especial", ou seja, a guerra de agressão contra a Ucrânia, eliminou, por bombardeios deliberadamente apontados para alvos civis, dezenas de vidas ucranianas, entre mulheres e crianças.

        Neste Domingo de Ramos, foram mais três dezenas de civis mortos por bombas de fragmentação e mísseis contra edifícios residenciais. Não existe um objetivo determinado, apenas destruição gratuita, mortandade errática assegurada.
        Lula tem certeza de que pretende, mesmo assim, apertar a mão do criminoso procurado pelo TPI por crimes de guerra e contra a humanidade?
        O Itamaraty não tem informado a Presidência sobre esse lado mais desumano da guerra de agressão contra a Ucrânia?
        Nosso embaixador em Kyiv não tem informado Brasília sobre esse acúmulo de mortos sem qualquer objetivo militar determinado, apenas quebrar a resistência do povo ucraniano?
        E Trump, pretende ainda assim conversar com Putin sobre seus projetos de "paz"?
        Em certos momentos, sinto vergonha de pertencer à classe dos diplomatas profissionais, uma vez que, aparentemente, não temos nenhuma voz nas decisões de política externa do chefe da diplomacia brasileira.
        Servimos para o quê, exatamente? Apenas para coonestar os impulsos pessoais do chefe de Estado? A imagem do Brasil no mundo não tem nenhuma importância nessa área?
        Denuncio o presidente Lula por sua decisão de participar de um evento que esconde o fato de que foi precisamente a URSS de 1939 que permitiu ao Hitler do século XX dar início a uma guerra de agressão contra um país vizinho. O Hitler do século XXI dá continuidade a essa prática violadora do Direito Internacional.

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 13 de abril de 2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.