quarta-feira, 16 de abril de 2025

A posição do Brasil objetivamente pró-Rússia na guerra de agressão contra a Ucrânia- Vitor Correia (Correio Braziliense)

Zelensky recusa telefonemas de Lula por viagem do petista à Rússia

Segundo interlocutores do governo ucraniano ouvidos pelo Correio, a recente declaração de Lula sobre conversar com Zelensky foi recebida com surpresa e revolta, especialmente porque ocorreu às vésperas de ida do brasileiro a Moscou

Correio Braziliense, 15/04/2025

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recusou dois pedidos de telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas últimas semanas para conversarem sobre um possível acordo de paz.

Conforme apurou o Correio com interlocutores do governo ucraniano, a recente declaração do chefe de Estado brasileiro sobre conversar com Zelensky foi recebida com surpresa e revolta, especialmente porque ocorreu às vésperas de uma viagem a Moscou, onde se reunirá com o presidente russo, Vladimir Putin.

Lula e Zelensky não conversam há um ano e sete meses, desde que encontraram-se pessoalmente em Nova York, às vésperas da Assembleia-Geral das Nações Unidas de 2023. Segundo uma fonte do governo ucraniano, desde então Zelensky fez 15 pedidos de ligação para Lula e enviou seis cartas oficiais, mas não recebeu resposta.

O presidente da Ucrânia ficou "furioso" com a declaração dada por Lula, em Hanói, no Vietnã, em 29 de março, quando o presidente anunciou a ligação e acusou o ucraniano de não querer tratar do fim da guerra.

O comentário pegou o governo ucraniano de surpresa, já que não havia, naquele momento, conversa entre Brasília e Kiev para combinar o contato — o que ocorreu depois. A primeira tentativa do Ministério das Relações Exteriores (MRE) foi em 4 de abril e a segunda, em 11 de abril. Ambas foram rejeitadas.

Convite russo


A "gota d'água" para a recusa de Zelensky foi Lula ter aceitado o convite de Putin para participar em Moscou, em maio, da cerimônia dos 80 anos da vitória na Grande Guerra Patriótica — que é como os russos definem a II Guerra Mundial, a partir do momento que os alemães invadiram o antigo território soviético.


O evento vai incluir um desfile militar em frente à Praça Vermelha. "Lula vai saudar os mesmos soldados russos que estão matando civis na Ucrânia", disse um interlocutor que faz a ponte entre as chancelarias ucraniana e brasileira. Para Kiev, o comentário do petista sobre conversar com Zelensky foi interpretado como uma tentativa de amenizar o impacto negativo na imagem do presidente brasileiro sobre a ida à Rússia.

"Houve pedido do governo da Ucrânia para uma conversa com o presidente Lula. Ainda está sendo avaliada uma data compatível com a agenda dos dois presidentes", respondeu a Secom.

A reportagem procurou o MRE para comentar a posição ucraniana. O ministério orientou contato com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.