terça-feira, 22 de abril de 2025

Putin e Lula conversam por telefone e reforçam aproximação entre Brasil e Rússia (Diário da Guanabara)

 Lula não vê nenhum problema em que Putin seja um criminoso de guerra; se pudesse o traria ao Brasil (já quis fazê-lo no G20 de 2024). A diplomacia de Lula possui algum sentido moral? Aparentemente nenhum:

Putin e Lula conversam por telefone e reforçam aproximação entre Brasil e Rússia

Diário da Guanabara, 16/04/2025

Neste cenário, o Brasil busca manter uma política externa multilateral, voltada ao diálogo com diferentes blocos.


Ou seja, para Lula não há nenhum problema em “estreitar relações” com um procurado pelo TPI.  PRA


Continuidade da matéria:

“O presidente da Rússia, Vladimir Putin, informou nesta segunda-feira (15) que conversou por telefone com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração foi feita durante uma reunião com chefes municipais russos, na qual Putin destacou a importância de expandir os laços diplomáticos com diferentes parceiros ao redor do mundo.

“Acabei de falar com o presidente do Brasil. Temos contatos muito próximos, e nossos amigos e parceiros são sempre a favor de expandir esses contatos”, afirmou o líder russo, demonstrando disposição para intensificar a cooperação bilateral com o Brasil.

A conversa ocorre em um momento de reforço nas relações diplomáticas entre os dois países. No fim de março, o assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, confirmou que Lula deve visitar a Rússia em maio para se reunir pessoalmente com Vladimir Putin. A visita é aguardada com expectativa, especialmente diante do cenário geopolítico atual e do papel do Brasil como articulador em fóruns internacionais como os BRICS.

Além da pauta diplomática, a viagem poderá envolver discussões sobre comércio, segurança alimentar, energia e parcerias estratégicas, temas de interesse mútuo que vêm ganhando destaque nas trocas entre Brasília e Moscou.

A aproximação entre Brasil e Rússia ocorre num contexto global marcado por tensões entre potências ocidentais e o Kremlin. Neste cenário, o Brasil busca manter uma política externa multilateral, voltada ao diálogo com diferentes blocos.

A Presidência brasileira ainda não divulgou detalhes oficiais da agenda da viagem de Lula à Rússia, mas a expectativa é de que o encontro reforce os laços estratégicos entre os dois países e fortaleça a atuação conjunta no cenário internacional.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.