domingo, 18 de maio de 2025

A política externa brasileira em perigo, sob a dupla deformação das diplomacias bolsonarista e lulopetista: ameaças conceituais e práticas - Paulo Roberto de Almeida

A política externa brasileira em perigo, sob a dupla deformação das diplomacias bolsonarista e lulopetista: ameaças conceituais e práticas

Paulo Roberto de Almeida
(Ensaio em preparação)

        Tenho escrito bastante sobre a política externa e a diplomacia brasileira, com vários livros publicados, e pretendo desta vez tratar conjuntamente de dois fenômenos perturbadores em relação a princípios e valores das relações internacionais do Brasil. (...)
        Eu lanço o mesmo grito de acusação que Zola, no caso do capitão Dreyfus, contra as diplomacias bolsonarista e a lulopetista, a primeira já passada, a segunda ainda em curso, por deformações similares, embora não semelhantes, igualmente prejudiciais, embora desproporcionalmente, à diplomacia e a política externa brasileiras no curso de mais de duas décadas, com alguma interrupção momentânea entre ambas. Eu acuso as duas diplomacias de terem deformado a política externa nacional e a diplomacia operacional de graves defeitos conceituais e práticos no que se refere a uma correta e adequada defesa teórica e prática das mais caras tradições brasileiras em matéria de relações internacionais, por motivos que exporei e discutirei no texto em preparação.
(...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.