sábado, 31 de maio de 2025

A saída de um excêntrico destruidor de instituições- Paulo Roberto de Almeida

 A despedida insólita de um aspone excêntrico e viciado em drogas no coração de um império ainda hegemônico, mas já declinante

Paulo Roberto de Almeida

        Musk, que deixa de comandar ao trabalho de sapa que vinha conduzindo desde janeiro, é apenas o desvario mais evidente de uma tropa de assessores excepcionalmente desqualificados para as funções que mal exercem, sempre vigiados e totalmente submissos a outros desvarios próprios ao ignorante, incompetente e malvado chefe que desgoverna uma grande nação. 

        Seus eleitores, fascinados com a conversa enganosa da restauração de glórias antigas, não atilam adequadamente sobre o mal que os atingem, mas é preocupante para o mundo que os plutocratas econômicos e os grandes caciques políticos não sejam capazes de atuar de modo decisivo para conter a sanha destrutiva do personagem. 

        É evidente a todos os observadores mais atentos que o ególatra no poder está destruindo tudo o que o império construiu pacientemente (e com alguns golpes por vezes mais contundentes) ao longo das últimas oito décadas, inclusive a sua capacidade de liderança. 

        Forças adversas contemplam o desmantelamento do multilateralismo perpetrado pelo megalomaníaco como forma indireta de reforçar o seu próprio poder sobre instituições e mecanismos de relações internacionais, abrindo espaço para a tal “nova ordem global multilateral” que pretendem criar. 

        Vai deixar terra arrasada atrás de si.

        Do ponto de vista das potências médias que contemplam o trabalho de destruição da ordem em vigor, algumas se coordenam entre si para reforçar a capacidade de resistência, embora algumas outras, mal avisadas por suas lideranças ignorantes ou mal instruídas pela diplomacia profissional, insistam em se aliar a um ou aos dois impérios alternativos.

        A história não se repete; ela pode até rimar, como pretendem alguns. Mas, dado seu caráter insólito e totalmente imprevisível, ela pode dar alguns soluços bizarros, sob a ação de fatores contingentes, como os que atualmente se apresentam, sob a forma de cleptocratas imperiais e agressivos e de auxiliares solícitos insuspeitados.

Paulo Roberto Almeida

Brasília, 31/05/2025


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.