A escalada
Argumentos teóricos, evidências empíricas não vão demover Trump de continuar perpetrando suas loucuras. Nem seus “melhores” conselheiros (se eles existem) o fazem.
Agora, o presidente Lula não pode atuar de forma atabalhoada, intempestiva, apressada, em face de todos os anúncios de Trump.
Cabe deixar a diplomacia pensar primeiro uma resposta quando atos concretos forem tomados. A devolução da carta de Trump é uma boa medida, pois ela está vazada em termos não diplomaticos e pouco condizentes com as práticas usuais em diplomacia. Mas declarações improvisadas de Lula não ajudam em nada exportadores e importadores dos dois paises. Só servem para criar problemas.
O Brasil deve se pautar pelo Direito Internacional, não pelo machismo diplomático personalista.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 10/07/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.