Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
terça-feira, 6 de abril de 2010
2034) Ainda o assunto dos caças franceses: um cidadão de bom senso (e de coragem)
Um Parlamento decente também investigaria o assunto em qualquer lugar do mundo...
MPF abre inquérito para investigar compra de caças
Por Nelia Marquez e Tânia Monteiro
Agência Estado, 6,04.2010
O Ministério Público Federal (MPF) em Brasília instaurou no dia 30 de março inquérito civil público para apurar as negociações em torno da compra dos 36 caças pelo governo brasileiro. A investigação foi pedida pelo procurador José Alfredo de Paula Silva com base em representação do cidadão Vinícius Vasconcelos.
Embora a operação de compra ainda não tenha sido formalizada pelo governo brasileiro, a portaria que instaurou o inquérito considera que a escolha pelos caças franceses já é uma decisão do governo brasileiro “por critério de política externa”.
De acordo com a portaria do MPF, o objeto da investigação é a preferência do governo brasileiro em “escolher o caça francês Rafale, desprezando as concorrentes Gripen (sueco) e super Hornet (norte-americano), cujas propostas tinham preços menores”. Conforme o texto, ao decidir pelos caças franceses, o governo desprezou o “princípio da economicidade”.
2 comentários:
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.
Bernardo,
ResponderExcluirDe fato, este não é o espaço apropriado para fazer perguntas desse tipo. Eu tenho site e nele existe um instrumento de contato, que você pode usar para fazer perguntas que quiser, e eu responderei na medida das minhas possibilidades.
Não vou responder aqui, pois isto infringiria a regra que eu mesmo criei, e que está explicitada nos guidelines dos comentarios.
Paulo Roberto de Almeida
CONTRAPONTO
ResponderExcluirComo contraponto ao discurso crítico sobre a compra dos aviões Rafale, envio um link sobre um vídeo que circula no youtube contendo uma análise do Brigadeiro Engenheiro Venâncio Alvarenga Gomes – formado em Engenharia Aeronáutica na turma do ITA de 1978 – que discorre acerca das dificuldades criadas pelos americanos na transferência de tecnologia para o Brasil. Eis o link: Embargo Tecnológico dos EUA contra Brasil – Palestra. http://www.youtube.com/watch?v=ejUBexU2M0g