Ufa! Desculpem pela frase longuíssima, sem ponto no meio, a la Saramago, mas é que eu precisava, eu tinha de dar esse testemunho pessoal sobre como nós, simples brasileiros, cidadãos pagadores de impostos -- enfim, um pouco altos, mas nada nesta vida é de graça, não é mesmo, como dizia aquele americano, como é mesmo o nome dele?, there is no free lunch in this life, and in the other life also -- como nós somos felizes e realizados de contar com professores tão preclaros, tão sapientes em matéria econômica -- e em todas as demais matérias também -- que estão sempre nos ensinando, aproveitando, no meio do caminho, para corrigir a História, essa madrasta sempre enganosa, pois nos queriam fazer acreditar que tínhamos entrado em crise por nossa própria culpa, quando a culpa, comprovada, sempre foi do FMI, que nos obrigou, contra a nossa vontade, a interromper investimentos, diminuir gastos governamentais, cortas despesas inúteis, tudo isso só para nos ver sofrer, para nos diminuir, para chutar a escada que nos levaria ao mesmo desenvolvimento dos países avançados -- vejam vocês, algo que eles jamais poderiam aceitar, como eles iriam permitir que nós fossemos igualmente prósperos, e os igualassem em riqueza e consumo, eles tinham de nos manter na pobreza, para melhor nos explorar -- enfim, tudo de mau que sempre foi cometido contra os pobres nesta terra maravilhosa, e que só agora, finalmente, podemos lograr avançar, com esses professores maravilhosos que nos governam.
Ufa, uma segunda vez! Desculpem essa nova frase longuíssima, mas é que eu não pude resistir aos encantos de mais uma aula magnífica, que vai aqui reproduzida para melhor colaborar com o conhecimento de vocês.
Como escrito no alto deste blog, ele é pelas ideias inteligentes. O que de mais inteligente pode haver senão estas sábias palavras que agora vocês podem ler?
Paulo Roberto de Almeida
Dilma critica FMI e países desenvolvidos no combate à crise
DE CURITIBA
Folha online, 13/10/2011
"Nós sabemos o quanto nós perdemos de oportunidades nas duas décadas em que estivemos sob a ingerência do FMI", declarou.
Dilma também comparou a situação de então com a atual crise dos países europeus e dos EUA.
"O Brasil passou por um momento muito difícil em 1982, com a crise da dívida soberana. A Europa passa por algo similar."
Para Dilma, falta "uma convicção política uniforme" aos líderes internacionais sobre como lidar com a atual crise econômica. "Nós já vimos uma parte desse filme. Nós sabemos o que é a supervisão do FMI. Nós sabemos o que é proibir que o país faça investimentos."
A presidente criticou a limitação dos investimentos federais imposta pelo FMI, e disse que o Brasil só voltou a crescer quando começou a investir e a incluir mais pessoas na classe média.
"É isso que nos torna fortes; esse mercado interno da proporção que nós temos."
INFLAÇÃO
Dilma disse que o Brasil irá resistir à crise econômica porque tem "bancos fortes, uma política fiscal consolidada e reservas internacionais".
A presidente afirmou que o país deve continuar "olhando a inflação com um olho e o crescimento com o outro".
Caro Professor,
ResponderExcluirIngerência é um governo utilizar um banco de investimentos PÚBLICO para distribuir benesses aos CAMPEÕES.
Ingerência é um estado usurpar 40% da renda nacional e, ainda assim, estar às voltas com demandas do século XIX (saneamento básico, por exemplo).
Ingerência é um governo que não é capaz de criar consensos em torno de reformas cruciais - como a tributária - e ainda assim querer dar lição de moral aos países desenvolvidos.
Pelo andar da carruagem os brasileiros ficarão velhos antes de ficarem ricos, tamanha a ingerência desse Estado Sindicalista.
Enfim, esse foi o meu desabafo.
Abs.
Rafael.
Leitura obrigatória. Abra o iTunes > Radio > Ambient > DI - Ambient Space Music (Ótima trilha sonora para os textos.) Abraços e bom final de semana.
ResponderExcluirNão demora, e a presidente começa a atacar a ALCA, o Consenso de Washington e a cobrar a emancipação dos oprimidos contra o imperialismo neoliberal ianque.
ResponderExcluirObrigado Dilma, se isso cair no enem agora eu acerto :D
ResponderExcluirvolta FHC!
ResponderExcluirDá pra ver as maravilhas que diz essa PresidentA no original! #porquenaoFHC?
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=JOgcebkpP-I&feature=player_embedded