sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Mulher "bruxa" queimada viva em fogueira popular...

Não, não é da Idade Média, que estou falando. Nem do início da era moderna, quando também era disseminada a prática de se queimar as "bruxas" por acaso denunciadas pelos demais habitante de alguma aldeia recuada.
Estamos falando do século 21, neste nosso mundo redondinho, da globalização, TV a cabo, internet e tudo o mais...
Notícia bizarra, por certo,  para ser postada neste blog.
Mas é que sua vocação é mesmo para as ideias inteligentes, e para as desinteligentes, que possam incitar a pensar por que o nosso mundo é como é, cheio de irracionalidades, sobretudo as de políticas econômicas.
Pensando bem, nossos dirigentes econômicos também são chegados a algumas "bruxarias" macroeconômicas, fazendo previsões equivocadas, políticas mágicas, encantações e invocações a forças superiores, capazes de erradicar todo mal, e trazer a bondade de volta para a sua casa, se possível com muito amor e mais dinheiro (mas isso é fácil: basta acionar o Tesouro ou gastar por conta).
Esse tipo de bruxaria eu aposto que a pobre coitada que morreu queimada não sabia fazer. No máximo ela atingia, com suas poções, unguentos e promessas alguns poucos coitados. Nossos dirigentes são capazes de fazer evaporar, num passe de mágica, a fortuna de milhões e milhões. Eles já nos estão roubando 5 ou 6% ao ano de poder de compra, por exemplo, graças a suas previsões malucas sobre inflação. Depois tem a mania de fazer políticas setoriais e as tais de inclusões digitais. Depois da bolsa-cultura, parece que vem aí a bolsa-novela, para fazer os pobres assistirem suas novelinhas em alta definição. São ou não são os bruxos do nosso dinheiro? Eles vão fazê-lo desaparecer rapidamente de nossos bolsos e contas bancárias...
Paulo Roberto de Almeida

7 de febrero de 2013

Muchedumbre impidió intervención de la Policía
Sydney, Australia | AFP

Quemada viva una mujer acusada de brujería en Papúa Nueva- Guinea

Joven de 20 años, acusada de brujería fue desnudada, rociada con petróleo y quemada viva ante una muchedumbre

Por elnuevodiario.com.ni | Globo

Quemada viva una mujer acusada de brujería en Papúa Nueva- Guinea
Fotografía que muestra uno de los pies de la mujer que fue quemada en Papúa, acusada por cometer brujería. AFP / END
Parte de la muchedumbre de la ciudad de Mount Hagen, en la provincia de Western Highlands, en Papúa Nueva Guinea. AFP / END 
Un joven de 20 años acusada de brujería fue desnudada, rociada con petróleo y quemada viva ante una muchedumbre en Papúa Nueva-Guinea, informó este jueves la prensa. 
Esta joven madre de familia, identificada por el diario The National como Kepari Leniata, fue torturada y luego quemada viva en una hoguera de viejos neumáticos.
La muchedumbre habría impedido intervenir a la Policía, según otro diario, el Post-Courier.

Los hechos se produjeron este miércoles en la ciudad de Mount Hagen, en la provincia de Western Highlands. Un camión de bomberos, que acudió al lugar, fue expulsado por la muchedumbre.


Las creencias en brujería sigue siendo comunes en este pobre país del Pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.