"...o seminário foi inspirado nos pensamentos de Paulo Freire (Educação na cidade, p. 83) que escreveu "O que proponho é um trabalho pedagógico que, a partir do conhecimento que o aluno traz que é uma expressão de sua classe social. O que se propõe é que o conhecimento com o qual se trabalha na escola seja relevante e significativo para a formação do educando".
Se pretendem reformar a educação básica com base no pensamento classista, sumamente idiota, de Paulo Freire, não pode dar certo. Vamos continuar no brejo...
Paulo Roberto de Almeida
Seminário Internacional - Educação Básica: Conhecimento e Currículo
Jornal Ciência Hoje, 11/07/2013
Resultados das discussões servirão de base para modificações curriculares que deverão ser definidas pelo Conselho Nacional de Educação
Propostas debatidas em seminário servirão de base para as modificações curriculares que deverão ser definidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Esse foi o resultado das discussões realizadas nos dias 4 e 5 de julho, durante o Seminário Internacional - Educação Básica: Conhecimento e Currículo, promovido pelo CNE. Realizado em Brasília, o evento contou com a participação de cerca de 400 pessoas com a presença de um grande número de conselheiros do CNE, gestores e professores de diferentes estados da federação.
O professor Isaac Roitman, coordenador do Núcleo do Futuro (n-Futuros/CEAM/UnB) da Universidade de Brasília foi um dos representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no evento. De acordo com ele, o seminário, que foi organizado pela Câmara de Educação Básica, procurou estimular os debates sobre as linguagens estéticas e as ciências na modernização dos currículos do ensino básico indispensáveis para a renovação e inovação na educação brasileira.
Para Roitman, que participou da mesa redonda "Um currículo para avançar no conhecimento", o destaque foi a apresentação do físico Moysés Nussensweig, da UFRJ. "Ele falou sobre a implantação do projeto "Aventuras da Ciência" que reabilita o vitorioso programa idealizado por Isaias Raw com a coleção Cientistas na década de 1960", relatou. Ainda de acordo com ele, o projeto apoiado pela CAPES e FINEP produz kits que estão sendo utilizados no ensino de biologia, química e física do ensino médio.
Outras três mesas redondas também foram realizadas: Um currículo motivador do conhecimento; um currículo para a democratização do conhecimento e Conhecimento e currículo. Entre outros participaram das mesas: Luiz Carlos Menezes (USP), Elvira Sousa Lima (CEPAOS), Miguel Arroyo (UFMG), Petronilha Beatriz Gonzalves (UFSCar), Anderson Gomes (UFPE), Roberto Franklin de Leão (CNTE), Anastácio Peralta (Aldeia Panambizinho), Maria Helena Guimarães Castro (SEADE) e Rui Trindade (Universidade do Porto).
De acordo com ele, o seminário foi inspirado nos pensamentos de Paulo Freire (Educação na cidade, p. 83) que escreveu "O que proponho é um trabalho pedagógico que, a partir do conhecimento que o aluno traz que é uma expressão de sua classe social. O que se propõe é que o conhecimento com o qual se trabalha na escola seja relevante e significativo para a formação do educando". Além do professor Roitman, também participou do evento, como conferencista, o professor Ennio Candotti, vice-presidente da SBPC.
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